Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39738

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, André Mendes-
dc.contributor.authorLIMA, Carla Fernanda de-
dc.date.accessioned2021-04-13T20:18:11Z-
dc.date.available2021-04-13T20:18:11Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.citationLIMA, Carla Fernanda de. De olho no Estado Novo (1937-1945) : um estudo sobre o uso de imagens e da fotografia no ensino de História. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39738-
dc.description.abstractEste trabalho aborda o uso de imagens no ensino de história. Sempre presente nos livros didáticos, assume, na maior parte das vezes, funções meramente ilustrativas, porém, podem se constituir em importantes instrumentos no processo de ensino aprendizagem do conhecimento histórico escolar. Nesse sentido, o problema de pesquisa é: como ocorre o uso de imagens no Ensino de História sobre o Estado Novo em livros didáticos de História do Ensino Médio? Assim, objetivou-se analisar as imagens do Estado Novo em livros didáticos do ensino médio; elaborar e produzir um Manual de Leitura de Imagem com algumas imagens sobre o Estado Novo e orientações acerca do uso de imagens como fonte histórica e recurso didático em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um levantamento bibliográfico sobre imagem e ensino de História, e sobre o Estado Novo, concomitante a busca e seleção de iconografias (fotografias, gravuras) com informações visuais sobre o Estado Novo. Por fim, realizamos uma análise qualitativa das imagens sobre o Estado Novo, nos livros didáticos selecionados, embasados nas ideias de Boris Kossoy, Peter Burke e Ana Maria Mauad. Também consideramos os critérios do uso de imagens estabelecidas pelo edital do PNLD 2018 e pela BNCC. Nossas reflexões teóricas contaram com o apoio dos estudos acerca do Ensino de História e do livro didático de autores como Circe Bittencourt, Selva Guimarães, Flávia Caimi e Marta Scarpato. Nossos resultados apresentam as possibilidades do uso da iconografia como fonte histórica e recurso didático no ensino de História. Como resultado apresentamos, ainda, um Manual com imagens do Estado Novo, com as devidas análises e contextualizações, além de algumas propostas de procedimentos de ensino, orientando sobre a leitura de imagem nas aulas de História ao abordar o Estado Novo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectIconografiapt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBrasil – História – Estado Novo, 1937-1945pt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleDe olho no Estado Novo (1937-1945) : um estudo sobre o uso de imagens e da fotografia no ensino de Históriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9358473766357416pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3696395459820586pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis work addresses the use of images in the teaching of history. Always present in textbooks, it assumes, for the most part, purely illustrative functions, however, they can constitute important instruments in the teaching process learning of school historical knowledge. In this sense, the research problem is: how does the use of images in the Teaching of History about the Estado Novo occur in textbooks on History of High School? Thus, the objective was to analyze the images of the Estado Novo in high school textbooks; elaborate and produce an Image Reading Manual with some images about the Estado Novo and guidelines on the use of images as a historical source and didactic resource in the classroom. The research was developed from a bibliographic survey on image and history teaching, and on the Estado Novo, concurrent with the search and selection of iconographies (photographs, engravings) with visual information on the Estado Novo. Finally, we performed a qualitative analysis of the images about the Estado Novo, in the selected textbooks, based on the ideas of Boris Kossoy, Peter Burke and Ana Maria Mauad. We also consider the criteria for the use of images established by the PNLD 2018 announcement and by the BNCC. Our theoretical reflections were supported by studies on the Teaching of History and the textbook by authors such as Circe Bittencourt, Selva Guimarães, Flávia Caimi and Marta Scarpato. Our results present the possibilities of using iconography as a historical source and didactic resource in the teaching of history. As a result, we also present a Manual with images of the Estado Novo, with due analysis and contextualization, in addition to some proposals for teaching procedures, guiding on image reading in History classes when addressing the Estado Novo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Carla Fernanda de Lima.pdf13,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons