Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39738

Compartilhe esta página

Título: De olho no Estado Novo (1937-1945) : um estudo sobre o uso de imagens e da fotografia no ensino de História
Autor(es): LIMA, Carla Fernanda de
Palavras-chave: História – Estudo e ensino; Iconografia; Imagens; Aprendizagem; Brasil – História – Estado Novo, 1937-1945; Ensino médio
Data do documento: 26-Nov-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Carla Fernanda de. De olho no Estado Novo (1937-1945) : um estudo sobre o uso de imagens e da fotografia no ensino de História. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Este trabalho aborda o uso de imagens no ensino de história. Sempre presente nos livros didáticos, assume, na maior parte das vezes, funções meramente ilustrativas, porém, podem se constituir em importantes instrumentos no processo de ensino aprendizagem do conhecimento histórico escolar. Nesse sentido, o problema de pesquisa é: como ocorre o uso de imagens no Ensino de História sobre o Estado Novo em livros didáticos de História do Ensino Médio? Assim, objetivou-se analisar as imagens do Estado Novo em livros didáticos do ensino médio; elaborar e produzir um Manual de Leitura de Imagem com algumas imagens sobre o Estado Novo e orientações acerca do uso de imagens como fonte histórica e recurso didático em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um levantamento bibliográfico sobre imagem e ensino de História, e sobre o Estado Novo, concomitante a busca e seleção de iconografias (fotografias, gravuras) com informações visuais sobre o Estado Novo. Por fim, realizamos uma análise qualitativa das imagens sobre o Estado Novo, nos livros didáticos selecionados, embasados nas ideias de Boris Kossoy, Peter Burke e Ana Maria Mauad. Também consideramos os critérios do uso de imagens estabelecidas pelo edital do PNLD 2018 e pela BNCC. Nossas reflexões teóricas contaram com o apoio dos estudos acerca do Ensino de História e do livro didático de autores como Circe Bittencourt, Selva Guimarães, Flávia Caimi e Marta Scarpato. Nossos resultados apresentam as possibilidades do uso da iconografia como fonte histórica e recurso didático no ensino de História. Como resultado apresentamos, ainda, um Manual com imagens do Estado Novo, com as devidas análises e contextualizações, além de algumas propostas de procedimentos de ensino, orientando sobre a leitura de imagem nas aulas de História ao abordar o Estado Novo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39738
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Carla Fernanda de Lima.pdf13,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons