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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39771
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Título: | Volume e capacidade: análise praxeológica de duas coleções de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental |
Autor(es): | SILVA, Rafael José da |
Palavras-chave: | Livros didáticos - Brasil; Matemática – Bibliografia - Brasil; Matemática (Ensino fundamental); Currículos – Mudança – Brasil; Currículos – Avaliação – Brasil; Matemática - Educação e ensino – Brasil |
Data do documento: | 3-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Rafael José da . Volume e capacidade: análise praxeológica de duas coleções de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Este trabalho analisou a abordagem dos conteúdos volume e capacidade em duas coleções de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental II, que tinham em comum um autor e um espaço temporal de duas décadas de publicações entre eles. A análise dos dados objetivou esclarecer quais as contribuições que documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), por exemplo, exerceram para a melhoria do material e, por conseguinte, do ensino da Matemática nestes temas. A fundamentação teórica apoia-se em quatro conceitos, algumas definições e discussões envolvendo: os PCN, o PNLD, o livro didático e, volume e capacidade. O entrelaçamento desses itens é analisado sob o ponto de vista da praxeologia da Teoria Antropológica do Didático (TAD), utilizando uma metodologia qualitativa de pesquisa documental e bibliográfica. São analisadas duas coleções de livros didáticos que têm um autor em comum em duas publicações distintas: uma versão de 1994 (última aprovada antes dos PCNs) e outra de 2015 (última aprovada antes da vigência da Base Nacional Curricular Comum (BNCC)). As atividades dessas duas coleções foram identificadas, organizadas e classificadas a partir de seus tipos de tarefas e técnicas, ressaltando o bloco teórico (tecnologia e teoria) envolvido, sempre que possível. A partir dessas análises prévias foram estabelecidas a tipificação das tarefas relacionadas a volume e capacidade, procedendo a comparação entre as coleções a partir do modelo proposto por Almouloud (2015). Como principais resultados temos a identificação de diferentes estruturas de tarefas e ênfases no ensino de volumes e capacidade; a reestruturação da Organização Matemática entre as coleções, diferentes não apenas pelo número de atividades, mas também pelos tipos de tarefas utilizadas na coleção mais recente. Também foi observada a vigilância epistemológica de documentos que orientam o ensino na sociedade e as escolhas dos autores em seus materiais, como os PCNs e o PNLD. Dessa forma, o livro didático provou ser um facilitador para que proposições da noosfera estejam acessíveis ao professor e aos alunos mais rapidamente. Tais resultados incitam uma reflexão sobre o impacto de uma política de reestruturação curricular como os PCNs para que se observem pontos positivos e negativos que devam guiar o trabalho de implantação, de fato, da BNCC, como atual legislação que atende os currículos das escolas de ensino fundamental, médio e, inclusive, as diretrizes de cursos de licenciatura no Brasil. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39771 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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