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Título: Volume e capacidade: análise praxeológica de duas coleções de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): SILVA, Rafael José da
Palavras-chave: Livros didáticos - Brasil; Matemática – Bibliografia - Brasil; Matemática (Ensino fundamental); Currículos – Mudança – Brasil; Currículos – Avaliação – Brasil; Matemática - Educação e ensino – Brasil
Data do documento: 3-Dez-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Rafael José da . Volume e capacidade: análise praxeológica de duas coleções de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Este trabalho analisou a abordagem dos conteúdos volume e capacidade em duas coleções de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental II, que tinham em comum um autor e um espaço temporal de duas décadas de publicações entre eles. A análise dos dados objetivou esclarecer quais as contribuições que documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), por exemplo, exerceram para a melhoria do material e, por conseguinte, do ensino da Matemática nestes temas. A fundamentação teórica apoia-se em quatro conceitos, algumas definições e discussões envolvendo: os PCN, o PNLD, o livro didático e, volume e capacidade. O entrelaçamento desses itens é analisado sob o ponto de vista da praxeologia da Teoria Antropológica do Didático (TAD), utilizando uma metodologia qualitativa de pesquisa documental e bibliográfica. São analisadas duas coleções de livros didáticos que têm um autor em comum em duas publicações distintas: uma versão de 1994 (última aprovada antes dos PCNs) e outra de 2015 (última aprovada antes da vigência da Base Nacional Curricular Comum (BNCC)). As atividades dessas duas coleções foram identificadas, organizadas e classificadas a partir de seus tipos de tarefas e técnicas, ressaltando o bloco teórico (tecnologia e teoria) envolvido, sempre que possível. A partir dessas análises prévias foram estabelecidas a tipificação das tarefas relacionadas a volume e capacidade, procedendo a comparação entre as coleções a partir do modelo proposto por Almouloud (2015). Como principais resultados temos a identificação de diferentes estruturas de tarefas e ênfases no ensino de volumes e capacidade; a reestruturação da Organização Matemática entre as coleções, diferentes não apenas pelo número de atividades, mas também pelos tipos de tarefas utilizadas na coleção mais recente. Também foi observada a vigilância epistemológica de documentos que orientam o ensino na sociedade e as escolhas dos autores em seus materiais, como os PCNs e o PNLD. Dessa forma, o livro didático provou ser um facilitador para que proposições da noosfera estejam acessíveis ao professor e aos alunos mais rapidamente. Tais resultados incitam uma reflexão sobre o impacto de uma política de reestruturação curricular como os PCNs para que se observem pontos positivos e negativos que devam guiar o trabalho de implantação, de fato, da BNCC, como atual legislação que atende os currículos das escolas de ensino fundamental, médio e, inclusive, as diretrizes de cursos de licenciatura no Brasil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39771
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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