Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39955

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORDIVIOLA, Alfredo Adolfo-
dc.contributor.authorMUNIZ, Roberta Maria da Silva-
dc.date.accessioned2021-04-23T17:30:26Z-
dc.date.available2021-04-23T17:30:26Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.citationMUNIZ, Roberta Maria da Silva. Eduardo Galeano e as tramas da história : memória, política e poética. 2020. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39955-
dc.description.abstractHá séculos, a ideia de América tem sido esboçada pelas versões oficiais da história, que tendem a silenciar os discursos das sociedades periféricas. Em resposta a esse silenciamento, emergem as narrativas de Eduardo Galeano e, com elas, possibilidades outras de compreensão. A proposta de leitura que apresentamos neste trabalho tem como objetivo analisar como Galeano esboça a ideia de América, sobretudo, da América Latina, ao longo de suas narrativas. Autor de uma vasta produção, Galeano é conhecido pelos questionamentos dos problemas decorrentes dos projetos coloniais na região. Na abordagem realizada no presente estudo, empreendemos uma visão panorâmica das narrativas publicadas entre 1971, ano de lançamento de Las venas abiertas de América Latina, e 2016, ano de publicação de El cazador de historias (2016), livro póstumo. Adotamos como corpus de análise a obra El cazador de historias em contraste com obras nodais como: Las venas abiertas de América Latina (2004), Días y noches de amor y de guerra (2011) e a trilogia Memoria del fuego (1982-1986). Verificamos que, enquanto escritura contestatória, a produção de Galeano conforma, através das tramas da história, uma rede inextrincável de memória, política e poética que culmina em uma proposta de desmontagem de uma ideia de América Latina delineada sob o espectro colonial. Percebemos que, através de El cazador de historias, emerge uma versão alternativa aos discursos hegemônicos e, na condição de contradiscurso, essa obra tende a reverberar uma coerência outra e, a partir dela, um sentido diverso para a ideia de América inscrita no imaginário cultural. Para realizar um estudo desse porte, adotamos uma abordagem à luz das contribuições dos Estudos Culturais, Pós-Coloniais e Decoloniais.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEduardo Galeanopt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.titleEduardo Galeano e as tramas da história : memória, política e poéticapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3994974453870385pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1511356924660287pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxFor centuries, the idea of America has been outlined by historical discourses which, as official constructs, tend to obliterate the voices of peripheral societies. In response to this supposed silencing, Eduardo Galeano's narratives emerge and, with them, other possibilities to understand the idea of America. The proposal presented in this work aims to analyze how Galeano outlines the idea of America, especially Latin America, throughout his narratives. Author of a vast production, Galeano, since the publication of Las venas abiertas de América Latina (1971) he is known as an author concerned with denouncing colonial enterprises and their tragic consequences in the region. In addition to Las venas abiertas de América Latina, he has published many other books, but the repercussion that this work had has, to a certain extent, eclipsed the legacy left by the others. In the approach taken in the present study, a panoramic view of Galeano's narratives is undertaken, from 1971, the release year of Las venas abiertas de América Latina, to 2016, the year of publication of El cazador de historias (2016), his posthumous book. Therefore, three nodal works were adopted as our main corpus: Las venas abiertas de América Latina (1971), Días y noches de amor y de guerra (2011), Memoria del fuego trilogy (1982-1986), and El cazador de historias (2016). It was verified that Galeano's production creates an inextricable network of memory, politics, and poetics which, in El cazador de historias (2016), culminates in a proposal of dismantling a conventional idea of (Latin) America, invoking instead another, alternative, view, based on an intercultural perspective which tends to seek a different meaning and, through it, a different coherence. To carry out our study, an interdisciplinary approach was adopted, in the light of contributions taken from Cultural, Post-Colonial, and Decolonial Studies.pt_BR
dc.description.abstractxHace siglos, la idea de América ha sido esbozada por las versiones oficiales de la historia, que tienden a silenciar los discursos de las sociedades periféricas. En contestación a ese silenciamiento, emergen las narrativas de Eduardo Galeano y, con ellas, posibilidades otras de comprensión. La propuesta que presentamos en este estudio intenta analizar como Galeano esboza la ideia de América, sobre todo, de Latinoamérica, a lo largo de sus narrativas. Autor de una vasta produción, Galeano es conocido por sus contestaciones de los problemas advenidos de los proyectos coloniales en la región. En el abordaje realizado en el presente estudio, emprendemos un vistazo panorámico de las narrativas publicadas entre 1971, año de lanzamiento de Las venas abiertas de América Latina, y 2016, año de publicación de El cazador de historias, libro póstumo. Adoptamos como corpus de analisis la obra El cazador de historias (2016) en contraste con obras nodales como: Las venas abiertas de América Latina (1971), Días y noches de amor y de guerra (2011) y la trilogía Memoria del fuego (1982-1986). Verificamos que, a través de El cazador de historias, emerge una versión alternativa a los discursos hegemónicos y, en la condición de contradiscurso, esa obra tiende a reverberar una coherencia otra y, desde ella, un sentido diverso para la idea de America inscripta en el imaginario cultural. Para realizar un estudio de ese porte, adoptamos un abordaje a la luz de las contribuiciones de los Estudios Culturales, Postcoloniales y Decoloniales.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Roberta Maria da Silva Muniz.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons