Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39987

Compartilhe esta página

Título: Efeitos do enxágue bucal com cafeína sobre o desempenho físico e cognitivo : uma revisão sistemática
Autor(es): SILVA, Widemar Ferraz da
Palavras-chave: Cafeína; Desempenho atlético; Ciências da Nutrição e do Esporte
Data do documento: 26-Fev-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Widemar Ferraz da. Efeitos do enxágue bucal com cafeína sobre o desempenho físico e cognitivo: uma revisão sistemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2021.
Abstract: A ingestão de cafeína é um dos recursos ergogênicos mais utilizados para melhorar o desempenho atlético e cognitivo. Além disso, o uso de formas alternativas de administração de cafeína foi recentemente proposto como forma de mitigar possíveis efeitos colaterais da ingestão. Realizar uma revisão sistemática dos estudos que examinaram os efeitos do enxágue bucal com cafeína no desempenho físico e cognitivo. Usando as diretrizes PRISMA, identificamos 1.790 estudos em quatro bancos de dados eletrônicos (Cochrane, Pubmed, Science Direct e Web of Science). Destes, 17 artigos atenderam aos critérios de inclusão (14 para desempenho físico e 3 para desempenho cognitivo). Quatro estudos detectaram efeitos positivos do enxágue bucal com cafeína no desempenho físico quando o enxágue bucal repetido foi realizado durante o exercício, enquanto um estudo detectou um efeito positivo do enxágue bucal com cafeína com um único enxágue bucal antes do exercício, mas apenas em jejum. Em contraste, todos os estudos selecionados encontraram uma melhora no desempenho cognitivo com enxágue bucal com cafeína. Os efeitos do enxágue bucal com cafeína sobre desempenho físico são incertos. No entanto, um potencial efeito ergogênico do enxágue bucal com cafeína pode estar presente quando o exercício é realizado em jejum e/ou quando o enxágue bucal com cafeína é repetido durante o exercício. Em relação ao desempenho cognitivo, o enxágue bucal com cafeína parece ser uma estratégia benéfica.
Descrição: CAVALCANTE, Marcos David da Silva também é conhecido em citações bibliográficas por: SILVA-CAVALCANTE, Marcos David da
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39987
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Widemar Ferraz da Silva.pdf448,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons