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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40011

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Título: Compreensão de fábulas e histórias por crianças do ensino fundamental
Autor(es): DUARTE, Priscylla Emeline Silva
Palavras-chave: Psicologia Cognitiva; Decodificação; Construção teórica – Composição lingüística; Lendas – Contos – Parábolas – Literaturas; Interpretação – Aprendizagem
Data do documento: 12-Mar-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: DUARTE, Priscylla Emeline Silva. Compreensão de fábulas e histórias por crianças do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Embora haja um grande número de estudos acerca da compreensão de textos, ainda há muito a se investigar sobre este tema devido à sua complexidade e relevância. Nos últimos anos, dois aspectos têm chamado a atenção dos pesquisadores: a multiplicidade de recursos metodológicos no exame da compreensão de textos e o fato de que a compreensão textual não se resume apenas à história, mas se estende a outros tipos de textos narrativos, a textos argumentativos e expositivos. Analisando-se a literatura da área verificou-se que raras são as pesquisas sobre um texto narrativo em particular: a fábula. Assim, a presente investigação tem como objetivo examinar a compreensão de fábulas por crianças, verificando se há diferença entre compreender fábulas e outro texto narrativo, no caso, a história. Também visa investigar aspectos distintos da compreensão de textos avaliados por meio de dois recursos metodológicos: reproduzir e responder perguntas sobre o texto apresentado. Participaram da pesquisa 80 crianças, ambos os sexos, com idade entre 6 anos e 2 meses e 9 anos e 1 mês, alunas do 1º e 3º ano do Ensino Fundamental de escolas particulares da cidade de Chã Grande-PE. Cada participante realizou duas tarefas de compreensão em relação a cada um dos dois tipos de textos (história e fábula). A primeira foi uma tarefa de reprodução que permitiu uma compreensão global do texto e a segunda uma tarefa de perguntas abertas que possibilitou a identificação de dificuldades específicas na compreensão do texto. Ambos os textos foram apresentados em áudio. Comparações entre os grupos mostraram que na tarefa de reprodução, em relação à história, tanto o 1° quanto o 3° ano apresentaram um desempenho semelhante. Porém, com relação à fábula, as crianças do 3° ano apresentaram um avanço na compreensão em comparação com as do 1° ano. Na tarefa de perguntas, o 3° ano apresentou um desempenho melhor em ambos os textos. Foi realizada ainda uma análise específica acerca da lição moral. Essa análise evidenciou que a compreensão das crianças do 3° ano é mais apropriada, do que a das crianças do 1° ano. Entretanto, ambos tiveram dificuldades para reproduzir a parte da fábula que se refere a lição moral.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40011
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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