Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40084

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Juliana Angeiras Batista da-
dc.contributor.authorSILVA, Kayo Fernando da-
dc.date.accessioned2021-05-18T02:53:46Z-
dc.date.available2021-05-18T02:53:46Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.date.submitted2021-05-17-
dc.identifier.citationSILVA, Kayo Fernando da. Estratégia para o ensino de química quântica baseado em um estudo de caso envolvendo complexos de molibdnênio. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40084-
dc.description.abstractA aprendizagem de Química Quântica é fundamental para o entedimento de diversos processos presentes no nosso cotidado, desde à compressão de fenômenos químicos e físicos relacionados às cores da natureza ao nosso redor, até a utilização de recursos tecnológicos emm áreas de saúde, engenharia, astronomia etc.Entretanto, além dos problemas bastante relatados na literatura relacionados ao ensino de Química associados à utilização de estratégias de ensino monótonas e tradicionalistas, a Química Quântica perpassa por problemas associados aos graus elevados de abstratação e complexidade matemática. Portanto, faz-se necessário a utilização de metodologias que desmistifiquem o ensino da Química Quântica e a tornem atrativa, visto que o ensino desta área da Química é de extrema relevância, pois permite que os mesmos tenham compreensão necessária para acompanhar os avanços tecnológicos atuais.Assim, este trabalho de pesquisa buscou investigar os impactos no processo de ensino e aprendizagem ao se utilizar a estratégia de ensino estudo do caso, com o caso intitulado “Atribuição do espectro vibracional de compostos de coordenação do tipo oxodiperoxo de molibdênio” para o ensino do modelo do oscilador Harmônico, conteúdo da disciplina Química Quântica no ensino superior. A avaliação da aprendizagem foi realizada por meio da análise de mapas conceituais construídos pelos alunos da disciplina de Introdução à Química Quântica do Curso de Química-Licenciatura na UFPE-CAA, dos quais 19 estudantes participaram da atividade, que buscasse responder à pergunta focal “Como o modelo do oscilador Harmônico Quântico se relacionam com o espectro vibracional?” por meio dos mapas. Os resultados obtidos mostram que a metodologia proposta favoreceu a clareza conceitual necessária à representação do conhecimento científico, que pôde ser constatada em termos das relações entre os conceitos e da organização hierárquica das ideais, que levaram à responderem a pergunta. 84% dos estudantes conseguiram responder à pergunta focal, mesmo que em diferentes níveis, sendo que 58% do estudantes responderam completamente à pergunta, fato que anteriomente era muito difícil de ser alcançado por um grande número de discentes em uma turma por meio de estratégias de ensino tradicionais. Assim, essa proposta permitiu explorar o conteúdo de Química Quântica, de maneira mais prática, conceitual e contextualiza, tornando a sua aprendizagem mais significativa, dinâmica e atrativa. Espera-se também que ambas estratégias: ensino a partir do Estudo de Caso e mapa conceitual, como ferramenta de avaliação, possam despertar os discentes, que serão professores, para novos conhecimentos metodológicos, bem como para a pesquisa científica.pt_BR
dc.format.extent75p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica quântica - Estudo de casospt_BR
dc.subjectAnálise espectralpt_BR
dc.subjectMolibdêniopt_BR
dc.titleEstratégia para o ensino de química quântica baseado em um estudo de caso envolvendo complexos de molibdnênio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coANJOS, Jose Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8131660U7&tokenCaptchar=03AGdBq27Pn76cdT_4HTHW8PA2jrFUQZ_HMu2lAXPE5eOTcPLqso76XAaQZ0DxmM3wTrtmnT_4dxghNKZBibGQEGIZSEeNsFaeMGnHojG2taSzDrg1-gx-IbEhqasfnmwTRB_lndAtoEAMdwGZlDwwxhsMVmbJRjn_wjH1pLDRAadYU0pkB4KpKvGeUgO6YOgQ3TN1kdAAru9saRCnZ-sFtJeBabIMfP-KHnbfoO3MVYfNncXUhTvVVCvTR4-XoKT-ivdtHb7jJFlcK6nbblcBT5x_dcpTg2QK4muKURlpiS5MQfwz4GEONRx-IwhUn4AAvyZfUDv8GJ_a_V800wknEK7r5clJaZnGB6NGU_otrj_NnaDxx3P5tIdU4_tbrotTGon1RAiCxKICo_FdENJCjtNu250vcLaGWO7GZ68vHPcwtCOBXT4qWhNm3xnL24j-0n3IpyWm23_36OtnQu6cqHArWWgH4d7Ahp2Ae-ctUhP6gVfoDoqubFopt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770483P3&tokenCaptchar=03AGdBq24mvvvaMoCNxwdA6tUbtwQEYeMvVJVTrF6hehl0BEyKyFxUmvTOJR7p6JCTdKLvog3cSdIwXJUY6MeMfBHF8p3o1eiiEHcmhv9BgXBafSSxdVOucwatiJOL_-55KaEKhd_OW5ZZQ-twfftKixGemmF8edwhaoGQYkR9eFyWFI92AYs3Xzf8g4_WoyA-NBINnGhrOVFz4shm0cjdTRk91Gbh3Cd4k0OOKXNzjGEn4S6d-ELisNCp75EfeHeGjohUavNbjn1fQiTT5VJJ3_QmvmUjSqpHFoxN3V4OQkMu-W1ySHFEL7RuH2DOYA1ZxnGsnnNf8DQddzgKWTkTM5VwZRCB-F0uQHrReIc5n-9DrdWFE4NIBcX2_CpLlrsUYuV5DpE3a6frLj_0ZLEvw5W9errOynPINAFXCWiVd0e2M3RnhF7fDg-QNX9gTJfLlrLgl_Lq_nYhFl13aLcESPYk30W9pdeL0Apt_BR
dc.description.abstractxThe learning of quantum chemistry is fundamental for the understanding of several processes present in our daily life, from the compression of chemical and physical phenomena related to the colors of nature around us, to the use of technological resources in health, engineering, astronomy etc. However, in addition to the problems reported in the literature related to the teaching of chemistry associated to the use of monotonous and traditionalist teaching strategies, Quantum Chemistry runs through problems associated with high degrees of abstraction and mathematical complexity. Therefore, it is necessary to use methodologies that demystify the teaching of Quantum Chemistry and make it attractive, since the teaching of this area of Chemistry is extremely relevant, since it allows them to have the necessary understanding to follow the current technological advances. Thus, this research work aimed to investigate the impacts on the teaching and learning process when using the teaching strategy case study, with the case entitled "Attribution of the vibrational spectrum of coordination compounds of oxo-diperoxo molybdenum type" to the teaching of the harmonic oscillator model, contents of the Quantum Chemistry course in higher education. The evaluation of the learning was carried out through the analysis of conceptual maps constructed by the students of the course of Introduction to Quantum Chemistry of the Chemistry at UFPE-CAA, of which 19 students participated in the activity, which aimed to answer the focal question "How the quantum harmonic oscillator model relate to the vibrational spectrum?" using conceptual maps. The results show that the proposed methodology favored the conceptual clarity necessary to the representation of scientific knowledge, which could be verified in terms of the relations between the concepts and the hierarchical organization of the ideals, which led to the answer to the question. 84% of the students were able to answer the focal question, even though at different levels, with 58% of the students answering the question completely, which was previously very difficult to achieve by a large number of students in a class through traditional teaching. Thus, this proposal allowed to explore the content of quantum chemistry in a more practical, conceptual and contextual way, making its learning more meaningful, dynamic and attractive. It is also hoped that both strategies: teaching from the Case Study and conceptual map, as an evaluation tool, can awaken the students, who will be teachers, for new methodological knowledge, as well as for scientific research.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769854P4&tokenCaptchar=03AGdBq24jKOnH_hqof43lcx6fdbPjYzmeChVNJdom_6YszU2tXmuHKiPoJCkJA-8t_R1HMLN57FVVjnaKXyIRbEuNknyMqaD6esXkafKgRiG9tXW8SNYTn4oVHjUDpwUvBklZ3LtNr0OohkxANga4GLA5jQSsPjFqeA2oDkRAFfgiz9bNcEVQrwWStUQHL85u8CWG17o8o3x-hjDDivrOO8bCTiAN6KYC9mssZz2JKtmXommaOgV1eMLL9GxzcCuN87NXJtUW-ehNudw4KeR5uEIuLOADCvX5jlgvC8D-RzX7T0MXt8y6N7eeW6_eQkW0zjOztJ7FXbKe2W5yA4d1csYTz2Rfny8qWXjtPmS2yWy6ziV3wO3W7o_pQvXNZMrvbIO1Lm0HuqtSQGjlgyVpr-IvGHXwLvhypTQeOZ28u1idYbz-iJAEyb-oHNcSduRMAYb0qMvd7SCMxL41n4CjhTFTj2ZFiVQ0twpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Kayo Fernando da.pdf3,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons