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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40135

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Título: Possíveis rotas cicloviárias em áreas urbanas: uma aplicação para a cidade de Caruaru-PE.
Autor(es): MELLO, Carine Aragão de
Palavras-chave: Sustentabilidade - Caruaru (PE); Locomoção; Desenvolvimento urbano sustentável - Caruaru (PE); Ciclovias
Data do documento: 4-Fev-2015
Citação: MELLO, Carine Aragão de. Possíveis rotas cicloviárias em áreas urbanas: uma aplicação para a cidade de Caruaru-PE. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: Com o aumento da população e o incentivo ao desenvolvimento de infraestrutura viária, as cidades brasileiras foram amplamente adaptadas aos carros ao longo do tempo, causando um processo gradativo de desumanização, diminuição da qualidade de vida das pessoas e estagnação da mobilidade urbana. Assim, diferente das antigas políticas de transporte, o conceito de mobilidade urbana sustentável privilegia as pessoas e não os veículos. Ela busca a implantação e a modernização dos sistemas de transportes públicos, a integração entre os diversos modos de transportes, com priorização do transporte não motorizado. Um modo de transporte não motorizado eficiente, democrático e ecologicamente sustentável é a bicicleta. Ela pode transformar o ambiente urbano e a qualidade de vida da população. Assim, a implantação de uma rota cicloviária em Caruaru, local do estudo de caso deste trabalho, utilizando o conceito de mobilidade sustentável, pode promover e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade. Como o centro da cidade é uma área que circula grande número de pessoas, pois concentra as atividades culturais, de lazer e comércio, e consequentemente os congestionamentos, é uma região apropriada para identificar as barreiras e alternativas da implantação de uma rota cicloviária. Logo, analisando as vias da região central de Caruaru, o percurso que apresenta melhor qualificação para conter uma rede ciclável é o da Rua Cleto Campelo à Avenida Rui Barbosa. Ele é geomorfológica e funcionalmente adequado e seguro por poder separar em quase sua totalidade a bicicleta do tráfego. Mas não basta apenas a infraestrutura, é preciso também fazer trabalhos educativos, campanhas de incentivo e conscientização junto à população, para obter uma rede ciclável eficiente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40135
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

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