Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40138

Compartilhe esta página

Título: Argamassas de revestimento com substituição parcial do cimento por resíduos de cerâmica vermelha.
Autor(es): NUNES, Jessyca Priscylla de Almeida
Palavras-chave: Argamassa; Cerâmica vermelha - Caruaru (PE); Resíduos como material de construção - Caruaru (PE); Reações de substituição
Data do documento: 1-Jun-2015
Citação: NUNES, Jessyca Priscylla de Almeida. Argamassas de revestimento com substituição parcial do cimento por resíduos de cerâmica vermelha. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: Na cadeia produtiva da construção civil, o segmento da fabricação de telhas e tijolos de cerâmica vermelha gera resíduos após a queima, que usualmente não tem destino adequado, causando prejuízo a indústria, a administração pública e a sociedade. Nesse cenário, a presente pesquisa busca analisar a potencialidade da reutilização de resíduos de cerâmica vermelha, que foram coletados na forma de telhas e tijolos descartados no seu processo de produção, por uma indústria de Caruaru/PE, para a obtenção de uma argamassa sustentável, a ser utilizada propiciando um duplo benefício ao meio ambiente, tal como imobilizar este rejeito industrial, agregando–lhe valor, e reduzir o consumo de cimento, inerentemente forte emissor de CO2 na atmosfera.O objetivo principal foi substituir parcialmente o cimento pelos resíduos de cerâmica vermelha com teores de substituição de 2,5%, 5%, 7,5% e 10% em relação à massa do cimento. O traço seco em volume escolhido da argamassa foi 1:2:9 (aglomerante: cal hidratada: areia seca), comumente usado para emboços, sendo o fator água/cimentofixo em todas as substituições para obtenção de um índice de consistência da argamassa de referência dentro do padrão estabelecido 260±5mm. O resíduo foi peneirado na malha #200 a fim de maximizar a possibilidade de efeito filler. Fez-se a comparação entre as propriedades da argamassa convencional e das recicladas, entretanto, as propriedades avaliadas nestes estudos parecem variar bastante em função das características físicas, químicas e mineralógicas dos resíduos utilizados. Desta forma,a necessidade da devida caracterização e análise destes resíduos segundo os diversos aspectos inerentes à sua utilização, tal como substituto parcial do cimento através de ensaios como índice de consistência, densidade, retenção de água e resistência à compressão e tração na flexão, avaliação do índice de atividade pozolânica, massa aparente e absorção de água por capilaridade. Ressalta-se que todos os ensaios seguiram as prescrições das normas técnicas da ABNT. A substituição parcial do cimento nas referidas proporções de 2,5%, 5%, 7,5% e 10%de resíduo de cerâmica vermelha em relação à massa de cimento é viável tecnicamente tanto em termos de propriedades no estado fresco quanto no estado endurecido.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40138
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NUNES, Jessyca Priscylla de Almeida.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons