Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40146

Compartilhe esta página

Título: Eficácia da análise metabonômica do soro de pacientes com câncer de próstata
Autor(es): ALBUQUERQUE NETO, Moacir Cavalcante de
Palavras-chave: Câncer de próstata; Biomarcadores; Metabolômica; Espectroscopia de prótons por ressonância magnética
Data do documento: 25-Fev-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALBUQUERQUE NETO, Moacir Cavalcante de. Eficácia da análise metabonômica do soro de pacientes com câncer de próstata. 2021. Tese (Doutorado em Cirurgia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Introdução: O câncer de próstata é a segunda neoplasia maligna mais comum e a segunda principal causa de morte relacionada ao câncer no sexo masculino, no Brasil. Apesar do PSA ter uma boa sensibilidade, há uma carência de marcadores com alta especificidade para o diagnóstico do câncer de próstata. Objetivos: Avaliar se há diferença nos espectros das amostras de sangue por meio de Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio (H1 RMN) entre pacientes com câncer de próstata e pacientes sadios. Materiais e Métodos: Foram estudados 40 pacientes provenientes do Ambulatório de Urologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sendo 20 com diagnóstico de câncer de próstata e 20 sem evidências de câncer de próstata. Os pacientes tiveram as amostras de sangue coletadas no ambulatório e na enfermaria de Urologia do Hospital das Clínicas que, em seguida, foram encaminhadas à Central Analítica do Departamento de Química Fundamental da UFPE para obtenção do espectro de H1 RMN. Resultados: Utilizando métodos de estatística multivariada, a avaliação metabonômica das amostras de sangue foi capaz de diferenciar pacientes portadores de câncer de próstata do grupo sadio com acurácia de 95%, sensibilidade de 95%, especificidade de 95%, valor preditivo positivo de 95% e valor preditivo negativo de 95%.Conclusão: Os espectros do soro do sangue analisados por H1 RMN em pacientes com câncer de próstata apresentou diferença significativa dos espectros dos pacientes sem evidências de câncer de próstata. A metabonômica pode se tornar uma ferramenta fundamental no diagnóstico do câncer de próstata.
Descrição: ALBUQUERQUE NETO, Moacir Cavalcante de, também é conhecido em citações bibliográficas por: CAVALCANTE, Moacir
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40146
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Cirurgia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Moacir Cavalcante de Albuquerque Neto.pdf4,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons