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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40174
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Título: | Implicações da investigação temática no ensino médio, para significação de conceitos químicos associados ao tratamento de água para o consumo humano. |
Autor(es): | CAVALCANTE, Elivelton José |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Aprendizagem; Água - Qualidade; Água - Consumo |
Data do documento: | 11-Dez-2018 |
Citação: | CAVALCANTE, Elivelton José. Implicações da investigação temática no ensino médio, para significação de conceitos químicos associados ao tratamento de água para o consumo humano. Caruaru: O Autor, 2018. |
Abstract: | O presente trabalho é uma proposta de cunho qualitativo, pautado na abordagem temática freiriana e no ensino de ciência por investigação (ENCI), e tem como objetivo analisar as implicações da investigação temática no processo de ensino-aprendizagem de um grupo de estudantes do ensino básico. Para isso foi necessária uma busca por temas que pudessem ser favoráveis à construção significativa de conceitos, nessa perspectiva o tema escolhido foi: água para o consumo humano. Pautados na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, e considerando que as propostas de ensino devem estar voltadas à compreensão de temáticas sociais, cotidianas, indispensáveis a uma boa leitura de mundo. Nesse caso buscamos fazer articulação entre o tema e os conhecimentos prévios dos estudantes, em um processo de investigação, para construção de novos conceitos químicos, a partir dessa proposta, e compreendendo o estudante como sujeito no processo de ensino-aprendizagem, propiciando a superação de modelos de ensino-aprendizagem baseados na sobreposição de ensino pelos conteúdos, em que professores limitam-se à transmitir conteúdos de ciência, conforme proposto pelos livros didáticos, e propiciar ambiente de construção coletiva do conhecimento. Portanto, a metodologia proposta tem como preceitos a não imposição de conteúdos. Sob a orientação do professor houve apresentação de um problema, depois elaboração de hipóteses, investigação teórica e discussão dos resultados, tudo regido pela temática “Água para o consumo humano”. Como instrumento de pesquisa, foi utilizada entrevistas semiestruturadas e observação participante, com o grupo de estudantes. Para apreciação dos dados, seguimos a análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin. Os resultados obtidos evidenciaram que os estudantes tiveram uma evolução em suas compreensões sobre os conceitos químicos aplicados a temática, assim como passaram demostrar aplicações do conhecimento construídos em seus cotidianos. Tornando a discussão da aprendizagem significativa, os estudantes cumpriram alguns dos requisitos que caracterizam o conhecimento construído como tal. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40174 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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