Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40186
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza | - |
dc.contributor.author | PALHA, Armando Perez | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-27T13:02:07Z | - |
dc.date.available | 2021-05-27T13:02:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
dc.identifier.citation | PALHA, Armando Perez. Fãs brasileiros de K-Pop: um estudo sobre aculturação de consumo. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40186 | - |
dc.description.abstract | A música pop coreana, K-Pop, consiste em um gênero musical oriundo da Coréia do Sul que tem se difundido em vários países, inclusive no Brasil. Esta subcultura de consumo teve origem na década de 1990, alcançando sucesso entre os jovens por meio das mídias digitais. O avanço dos meios de comunicação deu origem as comunidades de fãs de K-Pop, permitindo o consumo de outros produtos culturais coreanos além da música. O estudo utilizou a Análise Interpretativa de Conteúdo de 20 entrevistas em profundidade e com formatação semiestruturada realizadas com fãs de diversas regiões do Brasil. Os resultados demonstraram que a aculturação foi classificada em três dimensões: Cultura K-Pop, Imagem Corpórea e Fluxos Culturais. O processo de aculturação de consumo surge por meio da fruição de práticas relacionadas a cultura K-Pop, onde os fãs foram identificados como prossumidores devido às práticas performáticas, produtivas e difusoras relacionadas ao K-Pop e seus textos midiáticos. Ao mesmo tempo, estes fãs assimilaram uma imagem corpórea relacionada a cultura oriental devido a uma identificação com seus ídolos e o povo coreano. Dessa forma, a adoção de práticas diárias de auto apresentação e cuidados pessoais, provocaram mudanças na percepção de seu eu, impactando seus corpos afetivos, onde as práticas ligadas ao K-Pop e a cultura coreana causaram o aumento da autoestima desses indivíduos. Os fluxos culturais foram responsáveis por apresentar aos fãs costumes e tradições da Coréia do Sul que uma vez adotados, foram responsáveis pela aculturação via consumo de forma localizada em suas regiões de origem por uma cultura global não dominante. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aculturação | pt_BR |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.subject | Imagem corporal | pt_BR |
dc.title | Fãs brasileiros de K-Pop : um estudo sobre aculturação de consumo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8224186207325833 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2313504052405431 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Administracao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Korean pop music, K-Pop, consists of a musical genre from South Korea that has been spreading in several countries, especially in Brazil. This consumer subculture originated in the 1990s, achieved success among young people through digital media. The advancement of the media has given rise to K-Pop fan communities, fandoms, allowing the consumption of other Korean cultural products besides music. The study used the Interpretative Content Analysis of 20 in-depth and semi-structured interviews conducted with fans from different regions of Brazil. The results showed that acculturation was classified in three dimensions: K-Pop Culture, Body Image and Cultural Flows. The process of acculturation of consumption arises through the enjoyment of practices related to the K-Pop culture, where fans were identified as prosumers due to the performance, productive and diffusive practices related to K-Pop and its media texts. At the same time, these fans assimilated a body image related to oriental culture due to an identification with their idols and the Korean people. Thus, the adoption of daily practices of self-presentation and personal care, provoked changes in the perception of the self, impacting their affective bodies, where practices related to K-Pop and Korean culture caused an increase in the self-esteem of these individuals. Cultural flows were responsible for introducing fans to South Korean customs and traditions which, once adopted, were responsible for acculturation through consumption in a localized manner in their regions of origin by a non-dominant global culture. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Armando Perez Palha.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons