Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40186

Comparte esta pagina

Título : Fãs brasileiros de K-Pop : um estudo sobre aculturação de consumo
Autor : PALHA, Armando Perez
Palabras clave : Aculturação; Consumo; Imagem corporal
Fecha de publicación : 10-feb-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : PALHA, Armando Perez. Fãs brasileiros de K-Pop: um estudo sobre aculturação de consumo. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : A música pop coreana, K-Pop, consiste em um gênero musical oriundo da Coréia do Sul que tem se difundido em vários países, inclusive no Brasil. Esta subcultura de consumo teve origem na década de 1990, alcançando sucesso entre os jovens por meio das mídias digitais. O avanço dos meios de comunicação deu origem as comunidades de fãs de K-Pop, permitindo o consumo de outros produtos culturais coreanos além da música. O estudo utilizou a Análise Interpretativa de Conteúdo de 20 entrevistas em profundidade e com formatação semiestruturada realizadas com fãs de diversas regiões do Brasil. Os resultados demonstraram que a aculturação foi classificada em três dimensões: Cultura K-Pop, Imagem Corpórea e Fluxos Culturais. O processo de aculturação de consumo surge por meio da fruição de práticas relacionadas a cultura K-Pop, onde os fãs foram identificados como prossumidores devido às práticas performáticas, produtivas e difusoras relacionadas ao K-Pop e seus textos midiáticos. Ao mesmo tempo, estes fãs assimilaram uma imagem corpórea relacionada a cultura oriental devido a uma identificação com seus ídolos e o povo coreano. Dessa forma, a adoção de práticas diárias de auto apresentação e cuidados pessoais, provocaram mudanças na percepção de seu eu, impactando seus corpos afetivos, onde as práticas ligadas ao K-Pop e a cultura coreana causaram o aumento da autoestima desses indivíduos. Os fluxos culturais foram responsáveis por apresentar aos fãs costumes e tradições da Coréia do Sul que uma vez adotados, foram responsáveis pela aculturação via consumo de forma localizada em suas regiões de origem por uma cultura global não dominante.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40186
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Armando Perez Palha.pdf1,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons