Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40187

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Bruno Campello de-
dc.contributor.authorSILVEIRA, Gabriela Araújo-
dc.date.accessioned2021-05-27T13:06:49Z-
dc.date.available2021-05-27T13:06:49Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Gabriela Araújo. Estresse, Burnout e seus mediadores em professores do Ensino Superior Federal. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40187-
dc.description.abstractO Estresse é um sintoma muito comum na vida das pessoas e, em níveis razoáveis, atua positivamente para o crescimento pessoal e profissional do indivíduo. Contudo, altos níveis de Estresse podem desencadear doenças mais graves, como a Síndrome de Burnout, trazendo consequências graves para a saúde do ser humano. Dentro desse contexto, uma das categorias profissionais que mais sofrem os efeitos negativos gerados pelo Estresse é a docente. Assim, o objetivo deste trabalho foi descrever os aspectos da vida laboral de professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Recife, identificando, por meio das variáveis de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Saúde Mental e Coping, potenciais fontes de problemas psíquicos (Estresse e Burnout). A pesquisa classifica-se como quantitativa, sendo os dados coletados por meio de questionários e analisados através de cálculos matemáticos e estatísticos. Ao todo, foram pesquisados 150 docentes, distribuídos entre os 10 (dez) Centros que compõem o campus Recife da Instituição. Entre os participantes, a maior parte era do sexo masculino (62,67%), estava na faixa etária de 41 a 60 anos (52,67%), era casada (60%), se autodeclarava branca (56%) e católica (44,67%). Ao final da pesquisa, foi constatado que os professores da Universidade Federal de Pernambuco possuem uma Saúde Mental satisfatória, apresentando uma maior frequência de estados positivos do que negativos, e que, sendo assim, o Estresse e o Burnout se fazem pouco presentes na vida laboral dos docentes da UFPE, campus Recife. Além disso, o estudo destacou alguns fatores associados à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) que merecem atenção especial e devem estar presentes nas estratégias de gestão e nas Políticas Públicas voltadas para a melhoria do trabalho docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQualidade de Vida no Trabalhopt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.titleEstresse, Burnout e seus mediadores em professores do Ensino Superior Federalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1180292781269932pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4871710017456971pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxStress is a very common symptom in people’s lives and, at appropriate levels, it acts positively for the individual’s personal and professional growth. However, high levels of Stress can trigger more serious diseases, such as Burnout Syndrome, bringing serious consequences for human health. Within this contexto, one of the professional categories that most causes the effects generated by Stress is the teacher. Thus, the objective of this work was to describe aspects of the working life of professors at the Federal University of Pernambuco, campus Recife, identifying, among the variables of Quality of Life Work (QWL), Mental Health and Coping, potential sources of psychic problems (Stress and Burnout). A survey is classified as quantitative, with data collected through questionnaires and mathematical and statistical calculations. Altogether, 150 teachers were surveyed, distributed among the 10 (ten) Centers that make up the Institution’s Recife campus. Among the participants, most were male (62,67%), aged between 41 and 60 years (52,67%), were married (60,00%), declared themselves white (56,00%) and catholic (44,67%). At the end of research, it was found that professors at the Federal University of Pernambuco have satisfactory Mental Health, a higher frequency of positive than negative states, and that, therefore, Stress and Burnout are rarely present in the working lives of professors at UFPE, campus Recife. In addition, the study highlighted some factors associated with Quality of Life at Work (QWL) that deserve special attention and should be present in management policies and Public Policies aimed at improving teaching work.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Gabriela Araújo Silveira.pdf1,27 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons