Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40187

Comparte esta pagina

Título : Estresse, Burnout e seus mediadores em professores do Ensino Superior Federal
Autor : SILVEIRA, Gabriela Araújo
Palabras clave : Qualidade de Vida no Trabalho; Estresse; Saúde mental
Fecha de publicación : 26-feb-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVEIRA, Gabriela Araújo. Estresse, Burnout e seus mediadores em professores do Ensino Superior Federal. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : O Estresse é um sintoma muito comum na vida das pessoas e, em níveis razoáveis, atua positivamente para o crescimento pessoal e profissional do indivíduo. Contudo, altos níveis de Estresse podem desencadear doenças mais graves, como a Síndrome de Burnout, trazendo consequências graves para a saúde do ser humano. Dentro desse contexto, uma das categorias profissionais que mais sofrem os efeitos negativos gerados pelo Estresse é a docente. Assim, o objetivo deste trabalho foi descrever os aspectos da vida laboral de professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Recife, identificando, por meio das variáveis de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Saúde Mental e Coping, potenciais fontes de problemas psíquicos (Estresse e Burnout). A pesquisa classifica-se como quantitativa, sendo os dados coletados por meio de questionários e analisados através de cálculos matemáticos e estatísticos. Ao todo, foram pesquisados 150 docentes, distribuídos entre os 10 (dez) Centros que compõem o campus Recife da Instituição. Entre os participantes, a maior parte era do sexo masculino (62,67%), estava na faixa etária de 41 a 60 anos (52,67%), era casada (60%), se autodeclarava branca (56%) e católica (44,67%). Ao final da pesquisa, foi constatado que os professores da Universidade Federal de Pernambuco possuem uma Saúde Mental satisfatória, apresentando uma maior frequência de estados positivos do que negativos, e que, sendo assim, o Estresse e o Burnout se fazem pouco presentes na vida laboral dos docentes da UFPE, campus Recife. Além disso, o estudo destacou alguns fatores associados à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) que merecem atenção especial e devem estar presentes nas estratégias de gestão e nas Políticas Públicas voltadas para a melhoria do trabalho docente.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40187
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Gabriela Araújo Silveira.pdf1,27 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons