Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40191

Compartilhe esta página

Título: Elucidando a comunicação tátil em peixe-boi marinho (Trichechus manatus manatus) : uma abordagem etológica como ferramenta para conservação ex situ e in situ da espécie no Nordeste do Brasil
Autor(es): LUCCHINI, Karen Marina Silva
Palavras-chave: Fauna marinha; Mamífero marinho; Comunicação animal; Animais – comportamento
Data do documento: 27-Jan-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LUCCHINI, Karen Marina Silva. Elucidando a comunicação tátil em peixe-boi marinho (Trichechus manatus manatus): uma abordagem etológica como ferramenta para conservação ex situ e in situ da espécie no Nordeste do Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Sinais táteis têm sido negligenciados em estudos sobre animais aquáticos, embora sejam uma importante modalidade de comunicação. Objetivamos com essa dissertação, elucidar o conhecimento sobre comunicação tátil em peixe-boi marinho. Para essa espécie, em particular, investigamos o repertório de comportamentos táteis e o orçamento desses comportamentos. Além disso, testamos dois diferentes estímulos como enriquecimento ambiental para estimular a prática de comportamentos táteis. Esta dissertação está organizada em quatro capítulos. No capítulo inicial, apresento uma revisão de literatura, elucidando o estado da arte sobre comunicação tátil em mamíferos aquáticos e também apresentando a espécie alvo deste estudo. No segundo capítulo, apresento o repertório com 17 comportamentos táteis, que representam 14.03% do orçamento de atividade da espécie em indivíduos de cativeiro e semi-cativeiro no Nordeste do Brasil. Apresento também nesse segundo capítulo, a investigação de fatores que influenciaram na detecção e performance desses comportamentos, como método de observação, idade, sexo e tipo de habitação. No capítulo 3, é apresentado o experimento de exposição dos animais a dois diferentes estímulos (boia e modelo de infante), e a avaliação da eficiência dos estímulos em incentivar a execução de comportamentos táteis. Neste capítulo, comparo os efeitos dos estímulos na prática dos comportamentos, suas diferentes fases experimentais e comportamentos parentais direcionados ao estímulo do modelo de infante por machos e fêmeas. No último capítulo, apresento uma síntese dos principais resultados encontrados nos demais capítulos, e proponho recomendações para estudos voltados para a comunicação tátil e manejo de peixes-boi marinhos em cativeiro e semi-cativeiro. Recomendamos também a escolha cuidadosa do método de observação ao investigar as diferentes categorias de comportamentos táteis da espécie. Atividades táteis não devem ser desprezadas em processos de reabilitação e reintrodução de peixes-boi. O uso de práticas de enriquecimento ambiental é recomendado para estimular a realização de comportamentos táteis naturais relacionados à exploração e investigação, comportamentos fundamentais para a sobrevivência da espécie, além de evitar estereotipia de cativeiro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40191
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Biologia Animal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Karen Marina Silva Lucchini.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons