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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40197

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Título: Inventário / da ilha \ de Tereza : cartografias de um livro devir
Autor(es): BARBOSA, Deisiane Pereira Dias
Palavras-chave: Criação literária; Narrativa poética; Memória de mulheres; Livro expandido; Performance art
Data do documento: 28-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARBOSA, Deisiane Pereira Dias. Inventário / da ilha \ de Tereza: cartografias de um livro devir. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Esse texto é uma cartografia de percursos criativos do “inventário / da ilha \ de Tereza”, um livro em processo que se expande da escrita literária à produção de narrativas poéticas em performance e vídeo. Concentro minha investigação em memórias pessoais e coletivas de mulheres, em diálogo com a criação ficcional. Em outros termos, discuto a “invenção de si” por meio da elaboração de histórias que envolvam realidades-ficções, em linguagens artísticas diversas. Minha poética se baseia na discussão acerca de femininos na literatura, noções metafóricas de “insularidades” e nomadismos, criação de/em redes. Utilizei como principais procedimentos metodológicos: 1 a prática de uma “escrita andarilha” a partir de caminhadas por diferentes localidades na Bahia e Pernambuco ~ ilha de Itaparica, Recife, Olinda, Conceição das Crioulas, ilha de Itamaracá, Cachoeira e São Félix; 2 a realização de “levantes poéticos”, encontros com grupos de mulheres, com o objetivo de partilhar histórias e propor criações coletivas. Em meio a tais práticas, fui alimentando a escrita do que chamo “livro mutante”, com textos ficcionais, e desenvolvendo produções como “o sonho puído” (2019), um poema expandido elaborado a partir de performances, videoarte e ações urbanas, com a participação do grupo Marias da Ladeira, em São Félix – BA. O texto dissertativo que ora se apresenta como “livro-arquipélago”, distribuído em quatro ilhas/capítulos/cadernos, compreende uma espécie de “ensaio teórico-crítico-experimental” (PUCHEU, 2014), uma vez que realiza-se enquanto pensamento em arte incorporado da própria criação artística que discute.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40197
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

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