Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40223

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPEIXOTO, Paulo Henrique Ribeiro-
dc.contributor.authorMELO, Bruno Muller de Carvalho-
dc.date.accessioned2021-05-29T02:23:27Z-
dc.date.available2021-05-29T02:23:27Z-
dc.date.issued2014-08-21-
dc.date.submitted2021-05-28-
dc.identifier.citationMELO, Bruno Muller de Carvalho. Pêndulo duplo: simulação computacional e aplicação ao ensino de física. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40223-
dc.description.abstractPropomos neste trabalho a implementação de um programa que possa auxiliar professores no desenvolvimento das potencialidades intuitivas de seus alunos e um estudo para verificar se existe alguma relação entre o desenvolvimento da intuição física e o avançar dos períodos dos estudantes do curso de Física-Licenciatura, do Campus de Caruaru e do Campus de Recife, ambos da UFPE. Para isso escolhemos o pêndulo duplo como problema motivador e, usando o método de Runge-Kutta na resolução numérica das suas equações, realizamos uma simulação computacional de seu movimento. O estudo foi realizado através da aplicação de um questionário contendo perguntas com respostas fechadas e da posterior análise quantitativa dos percentuais de acerto das respostas dadas pelos estudantes. Os resultados obtidos não apresentam indícios suficientes de que os cursos de Física-Licenciatura dos campi de Caruaru e Recife, da UFPE, apresentam alguma relação entre o desenvolvimento da intuição física de seus alunos e o avanço dos períodos no curso, porém, tendo em vista que este é o primeiro estudo deste tipo realizado nos cursos citados, propomos a realização de outras pesquisas para que resultados mais conclusivos possam ser obtidos.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectIntuiçãopt_BR
dc.titlePêndulo duplo: simulação computacional e aplicação ao ensino de física.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4441920Z2&tokenCaptchar=03AGdBq24sKq_fkzUpka3m5aDxKUTb9uZMjMb8vM59R1mmonL2L5TwFPBAp1YY_Ny1gEnrrWUMqjzMCbMdfjPX_EHqTIeB_r2syojA93_WtNGcTm68ka3bGh-zm4CwHlLBwXFe3zg57RSwUCHbOkYeb8IIF74Wz1nGNx5Nb5dywsYMbktEfU14QaX4tXCQwMnmCU0bOzaGhp4H0eo9eT6ST7jhTIYDqM-9K-Xgo5EKqHfcWwDrxJuJRF20aLXQJFV2p8AOH75m4YQtXfVmiWfdBYpG97CgyTMlCTGmdjs0p1yzJKJm9tsTkl7ETPumk1pUOpBfSe85aCHCUXEVQIc_0xBFaQpTHLyROKJ2pFZUfM7MePMJLGvokiEXUTJLdOnvxVGtzK-i3BrMUClluArH4_RbSXRS86aueVeDEFry60GR47dBGMefSR6Z2tczjbzKnCXZO3zt7RBwBwJw13xkydu4hR0vP1cxAwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767889J7&tokenCaptchar=03AGdBq253Heq6-87OqqDMdMyHDTSLfOkQdjT0xp_XwvRpXQzmrKIohw2csaj1fHj7Rojz1fCG8bzRmnJdL2W-g08G8UisO5SYpFC7Tv45xBzxrJDj7DxSYUd99yLXmixy53pcMZ64O7TONlbp0u3MuvHQArpTU_TVHgrvxMqj6t1ALRsd-krh8rIl09SLVFHdvnkxfEQn12oCEWmnGzwqXmTv8GGS4PVO180RTfce9i07l2EZ-JXjaFyGVrfd_lzAD9_89WlsxiMy_y-SOrd5sUnDJ53I-p2SbKaDbVgIgsqYMMgX0kKSM9TSknijCZwGEPHlaER0Ux3-LYNi4EOtliZ8Nz57Lpd1gbNbbIaG7jCVKJv2M6HasDwhfkAThUOCO4doQnOPOkOX4WFDICJycf21niltWvrGYx5St6TwALdnQ5aTV-JZtPEc--lsFRhu1nHTCbRv8j1jCsYsHx9H9DX_P2w3RnsHTApt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationFísica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MELO, Bruno Muller de Carvalho.pdf1,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons