Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40266

Compartilhe esta página

Título: Diversificação morfológica e molecular do gênero de geckos neotropicais Phyllopezus Peters, 1878 (Squamata: Gekkota: Phyllodactylidae) em florestas secas do Nordeste brasileiro
Autor(es): DUBEUX, Marcos Jorge Matias
Palavras-chave: Réptil; Filogenia; Brasil, Nordeste
Data do documento: 26-Fev-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: DUBEUX, Marcos Jorge Matias. Diversificação morfológica e molecular do gênero de geckos neotropicais Phyllopezus Peters, 1878 (Squamata: Gekkota: Phyllodactylidae) em florestas secas do Nordeste brasileiro. 2021. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Estudos moleculares identificaram uma elevada diversidade entre representantes do gênero de lagartixas Phyllopezus, sendo indicada a presença de múltiplas linhagens de espécies crípticas não formalmente descritas. Nos anos seguintes, muito pouco foi discutido sobre a diversidade morfológica do gênero e a instabilidade taxonômica de Phyllopezus permanece. Nesse estudo, objetivamos ampliar o conhecimento acerca da diversidade genética, morfológica e hemipeniana de populações dos três táxons nominais de Phyllopezus com ocorrência para o Nordeste do Brasil, avaliando seus relacionamentos filogenéticos e limites de espécies através de uma abordagem integrativa. O estudo está organizado em dois capítulos: No Capítulo I, tratamos da diversidade e variação morfológica entre e dentro das populações do Nordeste do Brasil, identificamos e designamos morfogrupos e morfotipos ao longo da distribuição dos táxons, realizamos as primeiras descrições de hemipênis para o gênero e ampliamos a representatividade de amostras e localidades na filogenia molecular atual. No Capítulo II, descrevemos duas novas espécies de Phyllopezus para o Nordeste do Brasil, baseado na congruência entre evidências morfológicas e moleculares. Embora ainda não estejamos próximos de resolver a taxonomia do gênero Phyllopezus, o presente trabalho traz contribuições importantes para a definição de características diagnósticas e a descrição formal de espécies no gênero e descreve uma diversidade morfológica há décadas negligenciada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40266
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Biologia Animal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcos Jorge Matias Dubeux.pdf6,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons