Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40283

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da atividade da enzima lecitina : colesterol aciltransferase em pacientes infectados por arboviroses e desenvolvimento de teste rápido para o ZIKV
Autor(es): CATENA, Andriu dos Santos
Palavras-chave: Arboviroses; Dengue; Zika vírus
Data do documento: 28-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CATENA, Andriu dos Santos. Avaliação da atividade da enzima lecitina: colesterol aciltransferase em pacientes infectados por arboviroses e desenvolvimento de teste rápido para o ZIKV. 2020. Tese (Doutorado em Biologia Aplicada à Saúde) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: As infecções por arboviroses se tornaram emergentes a nível mundial e de elevado impacto à saúde pública, responsável por causar aos pacientes sintomas como febre, rash, artralgia, mialgia e prostração. No Brasil, a dengue (DENV) é a infecção mais prevalente, enquanto os vírus da zika (ZIKV) e chikungunya (CHIKV) foram reportados apenas recentemente. Pacientes infectados por arbovírus podem apresentar alterações do metabolismo lipídico e elevação de citocinas pró-inflamatórias. No entanto, não está elucidado o papel da enzima lecitina:colesterol aciltransferase (LCAT), responsável pela maturação de lipoproteínas, durante o processo infeccioso. O objetivo desse estudo foi avaliar as variáveis sintomatológicas exibidas em mono/co-infecções por DENV, ZIKV e CHIKV, correlacionado-as com os níveis da enzima LCAT. Dados epidemiológicos foram obtidos de 93 pacientes que apresentavam sintomas agudos por arbovírus em 2016 no estado da Paraíba, dos quais 56, 50 e 13 foram positivos por detecção de RNA ao ZIKV, DENV e CHIVK, respectivamente. A co-infecção por ZIKV/DENV foi registrada em 42 pacientes, enquanto 11 foram positivos para ZIKV/CHIKV e CHIKV/DENV, e nove demonstraram tripla infecção.Níveis alterados de LCAT foram diretamente relacionados ao desenvolvimento de rash e prostração às três infecções, enquanto alterações oftalmológicas foram observadas em paciente com histórico de DENV e CHIKV. Mialgia e edema foram relatados apenas em pacientes com CHIKV. Por fim, o desenvolvimento de métodos point of care que permitam realizar o diagnóstico rápido das arboviroses é essencial no auxílio do tratamento personalizado ao paciente infectado. Dessa forma, foi desenvolvido um ensaio de detecção rápido e de baixo custo ao ZIKV por meio da LAMP-PCR, exibindo resultados consistentes quando comparado ao teste de referência (RT-qPCR). Esse método pode ser utilizado como ferramenta de diagnóstico alternativo ao ZIKV durante eventuais novos surtos.
Descrição: MARTINS, Danyelly Bruneska Gondim também é conhecida em citações bibliográficas por: BRUNESKA, Danyelly
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40283
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Biologia Aplicada à Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Andriu dos Santos Catena.pdf5,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons