Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40306

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Eduardo Duarte Gomes da-
dc.contributor.authorALMEIDA, Ana Caroline de-
dc.date.accessioned2021-06-14T13:18:26Z-
dc.date.available2021-06-14T13:18:26Z-
dc.date.issued2020-03-19-
dc.identifier.citationALMEIDA, Ana Caroline de. Cidades-gestos em melancolia: o cinema brasileiro dos anos 2010 entre vibrações de desejos e traumas urbanos. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40306-
dc.description.abstractO cinema autoral brasileiro dos anos 2010 foi rico não apenas em seu volume de produção, mas especialmente em sua capacidade de fazer vibrar, dentro de seus respectivos regimes narrativos, algumas angústias e desejos em comum no que diz respeito à experiência sensível de habitar grandes centros urbanos e, consequentemente, seus projetos modernos de existência. Usando um recorte panorâmico de 17 filmes (14 longas-metragens e três médias-metragens) dessa produção, exibidos entre 2011 e 2019, esta pesquisa pretende fazer uma caminhada por dentro desses filmes e, com isso, exercitar uma montagem que possa reunir, em constelações de imagens, alguns gestos em comum que essa filmografia revela. Gestos de riscar monumentos, contemplar paisagens, se colocar diante do fogo e, finalmente, de construir ruínas. A partir de cada uma dessas constelações, quatro diferentes cidades serão fabuladas ficcionalmente: Motinrama, Mirágides, Agnis e Derrelísias. Cada uma delas tem um epicentro afetivo nuclear à sua existência subjetiva. Para que se consiga visualizar e sentir que afetos são esses que o cinema brasileiro acionou durante a década, esta tese propõe a fazer duas apostas metodológicas centrais: a criação de um mapeamento óptico e háptico dos filmes (Giuliana Bruno) e, simultaneamente, o uso de constelações de imagens que se aproximam a partir de suas intensidades simbólicas (Aby Warburg).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectCidadespt_BR
dc.subjectConstelaçõespt_BR
dc.subjectPsicogeografiapt_BR
dc.titleCidades-gestos em melancolia : o cinema brasileiro dos anos 2010 entre vibrações de desejos e traumas urbanospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3020949366346030pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9124646423472615pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxBrazilian author's cinema of the 2010s was a rich one not only in volume of production, but especially in its ability to bring to surface, within their respective narrative regimes, some anxieties and desires that are consistent with the sensitive experience of inhabiting great urban centers and, consequently, their modern projects of existence. Using a wide selection of 17 films (14 feature films and three medium-length films) from this crop, screened between 2011 and 2019, this research intends to take a walk inside these productions and weave them in such a way as to bring together, in constellations of images, some common gestures that this filmography reveals. Gestures of scratching monuments, contemplating landscapes, standing before the fire and, finally, of building ruins. From each of these constellations, four different cities will be fictionalized: Motinrama, Mirágides, Agnis and Derrelísias. Each of them has a nuclear emotional epicenter to its subjective existence. In order to visualize and feel what affections this Brazilian cinema triggered during the decade, this thesis aims to make two central methodological bets: the creation of an optical and haptic mapping of the films (Giuliana Bruno) and, simultaneously, the use of constellations of images, connected by their symbolic intensities (Aby Warburg).pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ana Caroline de Almeida.pdf4,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons