Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40308

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Heitor Costa Lima da-
dc.contributor.authorATAÍDE, José Bruno Marinho Neto de-
dc.date.accessioned2021-06-14T18:07:52Z-
dc.date.available2021-06-14T18:07:52Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationATAÍDE, José Bruno Marinho Neto de. O jornal que atrai os leitores pelo riso: uma categorização das estratégias de humor das capas do Aqui PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40308-
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a criar uma categorização dos recursos de humor utilizados pelo jornal popular Aqui PE como estratégia para atrair a curiosidade e atenção dos leitores, assim como um instrumento para tecer críticas ao governo e ao panorama político como um todo. Tendo como fundamentação teórica estudos de autores como Bergson (1983), Bakhtin (1987), Habermas (2001), Mouillaud (2002), Wolf (2003), Amaral (2008) e Correia (2011), foram analisadas as escolhas textuais e imagéticas adotadas na primeira página desse jornal pernambucano para se aproximar do público-alvo, formado por indivíduos das classes sociais C, D e E. O corpus é composto por um total de 37 capas selecionadas a partir de edições publicadas no período de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro do mesmo ano. Como resultado desta pesquisa, desenvolvida sob a ótica da Análise de Conteúdo, chegou-se à definição de quatro categorias dos recursos cômicos utilizados pela referida publicação para provocar o riso nos leitores — jogos de linguagem, exagero, enquete cômica e marcas de carnavalização — e seis categorias dos tipos de humor praticados pelo jornal (cômico, irreverente, debochado, irônico, sarcástico e grotesco), desconstruindo-se o mito da objetividade jornalística ao ressaltar e ratificar a subjetividade dos jornalistas como elemento inerente às intersecções possíveis entre jornalismo e humor.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectJornal popularpt_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectCapas de jornalpt_BR
dc.subjectLinguagem Jornalísticapt_BR
dc.titleO jornal que atrai os leitores pelo riso : uma categorização das estratégias de humor das capas do Aqui PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7175205613641486pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1393227099374469pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to create a categorization of the humor resources used by the popular newspaper Aqui PE as strategies to attract readers' curiosity and attention, as well as an instrument to criticize the government and the political scenario as a whole. Based on theoretical studies by authors such as Bergson (1983), Bakhtin (1987), Habermas (2001), Mouillaud (2002), Wolf (2003), Amaral (2008) e Correia (2011), the textual and imagery choices adopted on the front page of this newspaper to get closer to the target audience — made up of individuals from social classes C, D and E — were analyzed. The corpus consists of a total of 37 covers selected from editions published in the period from January 1, 2019 to December 31 of the same year. The result of this research, developed from the perspective of Content Analysis, was the definition of four categories of the comic resources used by that publication to make readers laugh — language games, exaggeration, comic poll and traces of carnivalization — and six categories of the types of humor practiced by the newspaper (comical, irreverent, debauched, ironic, sarcastic and grotesque), deconstructing the myth of journalistic objectivity by emphasizing and ratifying the subjectivity of journalists as an inherent element in the possible intersections between journalism and humor.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José Bruno Marinho Neto de Ataíde.pdf6,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons