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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40318
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Título: | Estratégias de movimentação e suavização de malha para problemas fluido-estruturais acoplados |
Autor(es): | CARVALHO, Nicolas Henrique Santana de |
Palavras-chave: | Engenharia de estruturas; Modelagem da informação na construção; Métodos de simulação; Métodos dos elementos finitos; Algoritimos computacionais; Otimização estrutural |
Data do documento: | 24-Fev-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CARVALHO, Nicolas Henrique Santana de. Estratégias de movimentação e suavização de malha para problemas fluido-estruturais acoplados. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | Problemas fluido-estruturais acoplados são de grande interesse na engenharia civil. Um dos grandes desafios na análise de problemas fluido-estruturais acoplados é o fato da malha computacional que discretiza o domínio fluido, sofrer grandes deformações na região próxima a estrutura. Nesta porção da malha utiliza-se uma discretização Arbitrarian Lagrangean-Eulerian (ALE), onde a malha computacional é tratada como um campo físico. Dessa forma, faz-se necessário um tratamento adequado para que a malha computacional absorva estes movimentos, para que sejam evitadas excessivas deformações dos elementos da malha, o que pode impedir a análise do problema. Sendo assim, neste trabalho é analisado um conjunto de técnicas de movimentação e suavização de malha, onde cada elemento da malha é considerado uma estrutura deformável, sendo o módulo de elasticidade local definido em função do tamanho deste elemento, além disso, esta técnica conta com parâmetros controlados pelo usuário com o objetivo de ajustar o comportamento de deformação da malha. Adicionalmente, foi implementada uma técnica de troca de arestas que, associada à técnica de movimentação de malha, possibilita grandes deslocamentos e deformações estruturais. Foram analisados escoamentos de fluidos incompressíveis, a estrutura é considerada rígida, também foi realizado um estudo dos parâmetros citados. Por fim, foi realizado um estudo de caso sobre uma edificação localizada na cidade de Caruaru, Pernambuco, onde se aplicou a metodologia Design of Experiments (DOE) para analisar alternativas que diminuíssem o deslocamento da estrutura. Concluiu-se neste trabalho que a implementação das metodologias foi satisfatória. Permitindo maiores deformações na malha de elementos finitos antes que o procedimento de remalhamento fosse mandatório. Há, porém, a necessidade de que os algoritmos, referentes as metodologias, sejam otimizados para que se tornem mais eficientes, requerendo assim menor tempo de execução. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40318 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil e Ambiental |
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