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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40335

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Título: O empate ambiental das heroínas do Tejucupapo : ensino por história em quadrinhos
Autor(es): MONTE, Sandra Razana Silva do
Palavras-chave: Educação ambiental; Histórias em quadrinhos; Mulheres
Data do documento: 14-Out-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MONTE, Sandra Razana Silva do. O empate ambiental das heroínas do Tejucupapo: ensino por história em quadrinhos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O meio, ensino por História em Quadrinhos; e a finalidade, informação e formação de sujeitos históricos por meio do evento da Batalha de Tejucupapo, foi o caminho dessa dissertação para que os alunos pudessem construir competências e habilidades focadas na Agenda 2030, particularmente em quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que também foram os objetivos das Heroínas do Tejucupapo (avant la lettre) contra o colonizador: (i) preservar a alimentação de seu povo de forma sustentável (#ODS2), (ii) educar de forma não colonizadora (#ODS4), (iii) superar o binarismo de gênero (#ODS5), e (iv) manter o ambiente vivo como um sistema sustentável (#ODS15); e é hoje o objetivo das Marisqueiras que vivem na região. Essa conexão passado-presente fortalece os próximos empates ambientais a serem alinhados. Assim, o objetivo dessa dissertação foi contribuir para o resgate da História da Batalha do Tejucupapo e conectá-la aos sujeitos históricos atuais (Marisqueiras), em uma linguagem adequada para Educação Básica. A partir da análise diagnóstica, se pôde perceber que os alunos das escolas situadas na área onde ocorreu a Batalha de Tejucupapo, a desconhecem, o que justifica a construção de objetos educacionais sobre esse evento histórico. A História em Quadrinhos construída: ‘Heroínas do Tejucupapo: o passado e o presente’ conseguiu atingir seu objetivo proposto, de ser um potencializador na construção de competências e habilidades dentro da Temática das Ciências da Natureza e Ciências Humanas, áreas curriculares da Base Nacional Comum Curricular, e de ser um direcionador para o cumprimento da Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Os professores destas escolas validaram a HQ como um produto técnico e tecnológica, pelos critérios da CAPES, um objeto educacional que cumpre seu papel de dar elementos para a conscientização e para práxis no campo ambiental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40335
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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