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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40371
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Título: | (De)colonialidade e formação rítmica : uma análise do Curso de Licenciatura em Música do IFPE – Campus Belo Jardim |
Autor(es): | BEZERRA, Wesley Simão |
Palavras-chave: | Colonialidade/Decolonialidade; Formação em Música; Hegemonia epistêmica |
Data do documento: | 27-Jan-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BEZERRA, Wesley Simão. (De)colonialidade e formação rítmica: uma análise do Curso de Licenciatura em Música do IFPE – Campus Belo Jardim. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | A presente dissertação resultou de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar e discutir, à luz de uma perspectiva decolonial, a formação rítmica oferecida a licenciandos/as em música de um Instituto Federal. Partiu-se da premissa de que, nos cursos de formação de professores/as de música brasileiros, ainda impera um repertório musical erudito e um modelo de formação típico dos conservatórios. Como consequência, tem-se uma formação musical que não consegue abarcar as singularidades da música popular brasileira, nem preparar adequadamente os/as futuros/as licenciados/as para o exercício da docência. No âmbito da formação rítmica, esse modelo educacional é ainda mais inadequado, uma vez que, na música popular brasileira, graças especialmente às influências recebidas da música africana, o elemento ritmo, por vezes, apresenta funções e padrões que diferem daqueles encontrados na música erudita europeia. A fim de discutir essa problemática, realizou-se um estudo de caso no Curso de Licenciatura em Música do IFPE - Campus Belo Jardim. A escolha por esse lócus de pesquisa deu-se em razão do referido Curso formar professores/as de música com habilitação em práticas interpretativas da música popular brasileira e por ser ofertado em instituição de ensino cujo foco é a formação técnica e tecnológica, características que o tornam um contexto ímpar para traçar reflexões acerca da hierarquização de saberes e da formação para a docência. Como métodos de coleta de dados, utilizou-se a análise documental e entrevistas com a comunidade docente e discente. Todo material levantado foi examinado a partir de uma perspectiva decolonial, tendo em vista que o aporte teórico produzido pelo grupo Modernidade/Colonialidade (M/C), subsidia reflexões e questionamentos acerca da perpetuação de tendências pedagógicas eurocêntricas nos espaços acadêmicos latino-americanos, inclusive no âmbito da educação musical. Ao final das análises, constatou-se que, embora haja ações que podem ser consideradas práticas decoloniais, no Curso de Licenciatura investigado ainda impera o modelo de educação musical substancialmente hegemônico. No que tange especialmente à formação rítmica, torna-se notório que, enquanto os/as alunos/as com habilitação em bateria e percussão têm acesso a conteúdos que permitem uma compreensão mais alargada das peculiaridades rítmicas da música, os/as discentes com habilitação em outros instrumentos ou em canto vivenciam uma formação que inclui basicamente uma perspectiva rítmica própria da música erudita europeia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40371 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
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