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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40371

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Title: (De)colonialidade e formação rítmica : uma análise do Curso de Licenciatura em Música do IFPE – Campus Belo Jardim
Authors: BEZERRA, Wesley Simão
Keywords: Colonialidade/Decolonialidade; Formação em Música; Hegemonia epistêmica
Issue Date: 27-Jan-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: BEZERRA, Wesley Simão. (De)colonialidade e formação rítmica: uma análise do Curso de Licenciatura em Música do IFPE – Campus Belo Jardim. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A presente dissertação resultou de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar e discutir, à luz de uma perspectiva decolonial, a formação rítmica oferecida a licenciandos/as em música de um Instituto Federal. Partiu-se da premissa de que, nos cursos de formação de professores/as de música brasileiros, ainda impera um repertório musical erudito e um modelo de formação típico dos conservatórios. Como consequência, tem-se uma formação musical que não consegue abarcar as singularidades da música popular brasileira, nem preparar adequadamente os/as futuros/as licenciados/as para o exercício da docência. No âmbito da formação rítmica, esse modelo educacional é ainda mais inadequado, uma vez que, na música popular brasileira, graças especialmente às influências recebidas da música africana, o elemento ritmo, por vezes, apresenta funções e padrões que diferem daqueles encontrados na música erudita europeia. A fim de discutir essa problemática, realizou-se um estudo de caso no Curso de Licenciatura em Música do IFPE - Campus Belo Jardim. A escolha por esse lócus de pesquisa deu-se em razão do referido Curso formar professores/as de música com habilitação em práticas interpretativas da música popular brasileira e por ser ofertado em instituição de ensino cujo foco é a formação técnica e tecnológica, características que o tornam um contexto ímpar para traçar reflexões acerca da hierarquização de saberes e da formação para a docência. Como métodos de coleta de dados, utilizou-se a análise documental e entrevistas com a comunidade docente e discente. Todo material levantado foi examinado a partir de uma perspectiva decolonial, tendo em vista que o aporte teórico produzido pelo grupo Modernidade/Colonialidade (M/C), subsidia reflexões e questionamentos acerca da perpetuação de tendências pedagógicas eurocêntricas nos espaços acadêmicos latino-americanos, inclusive no âmbito da educação musical. Ao final das análises, constatou-se que, embora haja ações que podem ser consideradas práticas decoloniais, no Curso de Licenciatura investigado ainda impera o modelo de educação musical substancialmente hegemônico. No que tange especialmente à formação rítmica, torna-se notório que, enquanto os/as alunos/as com habilitação em bateria e percussão têm acesso a conteúdos que permitem uma compreensão mais alargada das peculiaridades rítmicas da música, os/as discentes com habilitação em outros instrumentos ou em canto vivenciam uma formação que inclui basicamente uma perspectiva rítmica própria da música erudita europeia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40371
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Música

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