Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40375

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEDROSA, Maria Isabel Patrício de Carvalho-
dc.contributor.authorSILVA, Marcella de Holanda Padilha Dantas da-
dc.date.accessioned2021-06-30T19:13:08Z-
dc.date.available2021-06-30T19:13:08Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, Marcella de Holanda Padilha Dantas da. Processos de significação de meninas sobre pertencimento étnico-racial: um olhar para as interações sociais em grupos de brinquedo. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40375-
dc.description.abstractAs crianças estão imersas no tecido social. Elas apropriam-se de informações do seu entorno, transformam e constroem significações e se constituem na cultura. O pertencimento a um grupo étnico-racial é apreendido em tenra idade e perpassado por marcadores como raça, gênero, classe social e relações de poder. O racismo estrutural institui condições desiguais que hierarquizam os diferentes grupos sociais. Ele é substrato na construção sócio-histórica da sociedade brasileira, marcada pelo colonialismo e pela escravização negra no contexto da diáspora africana. Partindo dessa compreensão, o objetivo geral da tese é identificar e analisar fragmentos de significações de meninas sobre pertencimento étnico-racial, capturados em suas interações quando brincavam em grupo. Participaram do estudo oito meninas, na faixa etária de 9 a 11 anos, estudantes de uma escola pública do Plano Piloto de Brasília, sendo quatro com fenótipo negro e quatro com fenótipo branco. As sessões de observação, com duração média de 30 minutos, ocorreram em dois grupos (A e B), cada um com quatro meninas, duas negras e duas brancas. Foram videogravadas sete sessões quando as crianças brincavam livremente com objetos disponibilizados pela pesquisadora: uma boneca negra; uma loira; uma oriental; uma branca de cabelos castanhos; mobílias de casinha, vestuários, acessórios para bonecas e o jogo Cara a Cara. Foi realizada uma análise microgenética das sessões com identificação, recorte e transcrição de episódios interacionais relacionados à temática pesquisada. Os episódios foram agrupados em tópicos de análise e evidenciam crenças e valores calcados no racismo estrutural da macrocultura, na maioria das vezes com noções de supremacia branca e desvalorização da diversidade étnico-racial, principalmente no que diz respeito à negritude. Evidenciam, ainda, o fenômeno do racismo subjacente aos scripts das ações das crianças, embora estas também ofereçam resistências, deslocando lugares comuns da opressão racial e criando outros significados nas culturas infantis.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectInteração social em criançaspt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectSignificação (Psicologia)pt_BR
dc.titleProcessos de significação de meninas sobre pertencimento étnico-racial : um olhar para as interações sociais em grupos de brinquedopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3463505880254551pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8994019269268058pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxChildren are immersed in the social fabric. They take information from their surroundings, transform, and construct meanings and constitute themselves in culture. Belonging to anethnic-racial group is apprehended at a young age and permeated by markers such as race, gender, social class, and Power relations. Structural racism institutes unequal conditions that rank different social groups. It is a substrate in the socio-historical construction of Brazilian society, marked by colonialism and blackenslavement in the context of the African diaspora. Based on this understanding, the general objective of the thesis is to identify and analyze fragments of girls' meanings about ethnic-racial belonging, captured in their interactions when playing in groups. Eight girls aged between 9 and 11 years, students from a public school in Brasília participated in the study, four with Black phenotype and four with White phenotype. The observation sessions, with na average duration of 30 minutes, took place in two groups (A and B), each with four girls, two Black and two white. Seven sessions were videotaped when the children played freely with objects made available by the researcher: a blackdoll; a blonde; an oriental; a White with Brown hair; toy house furniture, clothing, doll accessories and the Face-to-Face game. Basedon a microgenetic analysis, interaction all episodes related to the researched theme were identified, clipped, and transcribed in detail. The episodes are grouped into topics of analysis and show beliefs and values based on structural racism of macroculture, most of the time with notions of White supremacy and devaluation of ethnic-racial diversity, especially with regard to blackness. They also show the phenomenon of racism underlying the scripts of children's actions, although they also offer resistance, shifting common places of racial oppression and creating other meanings in children's cultures.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Marcella de Holanda Padilha Dantas da Silva.pdf2,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons