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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40450
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Título: | O concreto e o digital reunidos em um lugar : encontros dos jogadores de Pokémon GO no Bairro do Recife |
Autor(es): | RAMOS, Matheus Severo |
Palavras-chave: | Geografia; Espaços públicos; Ciberespaço; Pokémon (Jogo) |
Data do documento: | 26-Fev-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | RAMOS, Matheus Severo. O concreto e o digital reunidos em um lugar : encontros dos jogadores de Pokémon GO no Bairro do Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Com o surgimento do jogo Pokémon GO, em 2016, novas possibilidades de ter contato com o lúdico surgiram. Se tornou possível pessoas estarem jogando nesta plataforma digital em paralelo a atividades em uma dimensão concreta e material. Além disso, através da proposta do jogo de fazer as pessoas percorrem os espaços das cidades, vivenciando-as, em busca dos chamados pokémons, muitos jogadores ganharam a oportunidade de se aproximar ou reaproximar de suas cidades. Somado a isto, com os eventos do jogo conhecidos como Dias Comunitários, encontros entre jogadores nos espaços públicos se tornaram mais recorrentes. No Recife, o Bairro do Recife se tornou um dos principais pontos de encontro destes jogadores, de maneira mensal. A partir deste contexto, surge a questão de se é possível, a partir dos encontros em Dias Comunitários, e as geograficidades desenvolvidas, os jogadores de Pokémon GO tornarem este espaço lugar. Com base nisto, que surgiu o objetivo da pesquisa, de compreender o potencial do Bairro do Recife se tornar lugares para os jogadores de Pokémon GO a partir das geograficidades realizadas nos encontros em dias comunitários. Este objetivo geral provoca os seguintes objetivos específicos: 1) Elucidar de que modos os contextos espaciais concretos e digitais influenciam as experiências dos jogadores durante os dias comunitários no Bairro do Recife; 2) Entender as geograficidades da relação entre espaço concreto e digital pela mediação do Pokémon GO no contexto dos encontros dos jogadores de Pokémon GO no Bairro do Recife; 3) Demonstrar as lugaridades produzidas pelos jogadores de Pokémon GO nos encontros em dias comunitários. Esta pesquisa foi construída por meio de revisão bibliográfica a respeito de conceitos como geograficidade, ciberespaço e lugar; observações empíricas dos encontros dos jogadores; além de diálogos com estes sujeitos através de entrevistas semiestruturadas com pautas. Com a realização desta pesquisa, se tornou possível compreender como os jogadores de Pokémon GO se relacionam com o Bairro do Recife a partir dos encontros, de maneira que, através da entrega ao lúdico significam os espaços vivenciados durante as estas atividades, os tornando lugares de confraternização. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40450 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
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