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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40546
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Título: | A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado |
Autor(es): | OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de |
Palavras-chave: | Design da informação; Cinema silencioso; Ciclo do Recife; Configurações gráficas; Linguagem cinematográfica; Memória gráfica |
Data do documento: | 15-Dez-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de. A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife: Aitaré da praia e A filha do advogado. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | As relações entre o design e o cinema tem sido investigadas por alguns autores ao longo dos anos. Essa pesquisa se insere no conjunto de estudos acerca das relações entre as áreas, especificamente relacionando a linguagem gráfica e o cinema. Para tanto, investigamos os filmes clássicos do primeiro grande ciclo de cinema pernambucano, o Ciclo do Recife. Os escolhidos são A filha do advogado (1926) e Aitaré da praia (1927), clássicos do movimento. A partir da análise das configurações gráficas dos filmes da amostra, identificamos como esses elementos foram implementados e como eles se articulam dentro das narrativas. A pesquisa também compreende a apresentação de Fausto Silvério Monteiro, o Fininho, que foi o artista gráfico responsável pela produção das cartelas nos filmes analisados. Os resultados dessa pesquisa contribuem para o diálogo entre as áreas de design e cinema brasileiros por revelar as particularidades das configurações gráficas na produção dos primeiros filmes narrativos silenciosos de Recife. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40546 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
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