Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40546

Compartilhe esta página

Título: A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife : Aitaré da praia e A filha do advogado
Autor(es): OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de
Palavras-chave: Design da informação; Cinema silencioso; Ciclo do Recife; Configurações gráficas; Linguagem cinematográfica; Memória gráfica
Data do documento: 15-Dez-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Larissa Constantino Martins de. A dimensão gráfica nos filmes do Ciclo do Recife: Aitaré da praia e A filha do advogado. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: As relações entre o design e o cinema tem sido investigadas por alguns autores ao longo dos anos. Essa pesquisa se insere no conjunto de estudos acerca das relações entre as áreas, especificamente relacionando a linguagem gráfica e o cinema. Para tanto, investigamos os filmes clássicos do primeiro grande ciclo de cinema pernambucano, o Ciclo do Recife. Os escolhidos são A filha do advogado (1926) e Aitaré da praia (1927), clássicos do movimento. A partir da análise das configurações gráficas dos filmes da amostra, identificamos como esses elementos foram implementados e como eles se articulam dentro das narrativas. A pesquisa também compreende a apresentação de Fausto Silvério Monteiro, o Fininho, que foi o artista gráfico responsável pela produção das cartelas nos filmes analisados. Os resultados dessa pesquisa contribuem para o diálogo entre as áreas de design e cinema brasileiros por revelar as particularidades das configurações gráficas na produção dos primeiros filmes narrativos silenciosos de Recife.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40546
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Larissa Constantino Martins de Oliveira.pdf11,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons