Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40558
Compartilhe esta página
Título: | Recomendações para o ensino do design de tipos de texto nas universidades públicas brasileiras |
Autor(es): | CUNHA, Luiza Falcão Soares |
Palavras-chave: | Planejamento e Contextualização de Artefatos; Tipografia; Ensino; Design de tipos; Desenho tipográfico; Fontes de texto |
Data do documento: | 30-Abr-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CUNHA, Luiza Falcão Soares. Recomendações para o ensino do design de tipos de texto nas universidades públicas brasileiras. 2021. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | O design de tipos é a área de atuação que se dedica ao projeto de fontes tipográficas. No contexto do design de fontes de texto, os designers de tipos aplicam conceitos e habilidades relacionados ao desenho de caracteres alfabéticos. A pesquisa relatada possui como objeto de estudo o ensino do design de tipos de texto no Brasil. O estudo tem como objetivo geral a proposição de recomendações para o ensino do design de fontes de texto aplicáveis ao contexto educacional das universidades públicas brasileiras, a partir de três pilares: a) planejamento de ensino; b) procedimentos didáticos; e c) conteúdo. O estudo desenvolvido apresenta uma contextualização do ensino do design no Brasil e um panorama do ensino do design de tipos nas universidades públicas brasileiras. Também apresenta um panorama das teorias relacionadas ao desenho de fontes de texto. Esta tese parte do princípio que o desenho de fontes de texto é norteado por dois grupos de fatores, os objetivos e os subjetivos, relacionados com a funcionalidade técnica da tipografia e com a expressividade do tipo, respectivamente. Foram explorados procedimentos e ferramentas que auxiliam o ensino e a aprendizagem da relação do desenho do tipo com aspectos objetivos e subjetivos. O presente estudo propõe um esquema para a definição de cenários de ensino, que visa facilitar o processo de planejamento de ensino a partir de uma percepção mais clara das variáveis da disciplina. Também foi idealizado, a partir da pesquisa realizada, um modelo pedagógico experimental para o ensino do desenho de fontes de texto composto por um plano de ensino, slideshows, exercícios, fichas de avaliação dos estudantes, fichas teóricas e ferramentas didáticas. A tese apresenta novas abordagens de ensino, além da sistematização de outras abordagens já utilizadas para ensinar o design de tipos de texto, com o intuito de auxiliar professores a planejarem situações de ensino e facilitar a aprendizagem dos estudantes. Os resultados da pesquisa indicam que existe espaço para a inserção de novas disciplinas de design de tipos nos cursos de design das universidades públicas brasileiras. O ensino específico do design de tipos de texto pode ser facilitado pelo desenvolvimento de ferramentas, tais como as apresentadas pela tese. |
Descrição: | CUNHA, Luiza Falcão Soares também é conhecida em citações bibliográficas por: FALCÃO, Luiza |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40558 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Luiza Falcão Soares Cunha.pdf | 23,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons