Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40598

Compartilhe esta página

Title: Análise da importância da competitividade da indústria têxtil brasileira frente ao contexto mundial
Authors: SANTOS, Gilson Ferreira dos
Keywords: Competitividade; Indústria têxtil; Inovações tecnológicas
Issue Date: 30-Oct-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SANTOS, Gilson Ferreira dos. Análise da importância da competitividade da indústria têxtil brasileira frente ao contexto mundial. 2020. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Trata-se de uma pesquisa exploratória, que teve como objetivo geral analisar as pos- sibilidades de crescimento da indústria têxtil brasileira a partir da prospecção tecnoló- gica do setor têxtil mundial. Em âmbito específico, identificar os concorrentes no mer- cado internacional e ameaças no mercado interno; prospectar os principais desenvol- vedores de tecnologias para o setor têxtil e os novos materiais e tecnologias entrantes no mercado; e determinar o posicionamento da indústria têxtil do Brasil e suas pers- pectivas futuras. Os resultados obtidos demonstram quais são os países que se des- tacam como desenvolvedores de tecnologia e novos materiais para o setor. As ame- aças identificadas foram: o aumento das importações de produtos têxteis acabados; alterações das preferências em consumo de têxteis; estagnação e uma retração nas patentes no Brasil; também o aumento do déficit comercial. Completa esse contexto, quanto à inovação, o fato do Brasil ficar muito distante dos países líderes no cenário mundial. Quanto à construção de marca não se verificou a influência de setores como jeanswear, homewear e moda praia, destaques no mercado internacional, refletida em números relativos as exportações pelo reconhecimento de algumas marcas brasilei- ras. Quanto as demais dimensões, flexibilidade e alto padrão de qualidade, são aque- les que têm ainda feito a diferença para manter a sua liderança no mercado interno. Também não há indicação de promoção de marca para o mercado internacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40598
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Gilson Ferreira dos Santos.pdf803,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons