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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40668

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Título: Sequência didática com experimento e mapa conceitual para cálculo do calor específico da água
Autor(es): SANTOS, Daeme Telles Gonçalves dos
Palavras-chave: Calor específico; Didática (Ensino médio); Instrumentos de medição – Recife (PE); Aprendizagem experimental; Mapeamento conceitual
Data do documento: 27-Nov-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Daeme Telles Gonçalves dos. Sequência didática com experimento e mapa conceitual para cálculo do calor específico da água. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Este trabalho apresenta uma sequência didática em formato de oficina, para ensinar conceitos de calorimetria, especificamente análise do calor específico da água e de outros líquidos. Trata-se de uma proposta onde o aluno não só observa, mas sim vivencia os conteúdos com experimentação através de medidas de temperatura, consumo de energia elétrica, interpretação física da potência elétrica, discussão do conceito de densidade volumétrica e consumo de energia elétrica. O trabalho culminou na elaboração de um produto didático que tem por objetivo fazer os alunos discutirem na prática os resultados encontrados em sala, utilizando recursos didáticos que permitam ao aluno investigar e tirar conclusões, fazendo uso de ferramentas que proporcionem uma aprendizagem mais contextualizada sobre calor específico. A fundamentação teórica está baseada na Teoria da Aprendizagem de David Ausubel, tanto no que diz respeito à concepção e elaboração do material instrucional, quanto à sua aplicação em sala de aula. O produto educacional foi aplicado no Colégio Único em uma turma de 45 alunos do segundo ano do Ensino Médio e na Escola Estadual José Mariano em uma turma de 40 alunos do terceiro ano do Ensino Médio ambas localizadas em Recife-PE. A sequência didática foi aplicada de maneira tranquila e teve muita participação e interesse nas duas turmas onde foram trabalhados a interpretação dos dados utilizados na medida do calor específico da água.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40668
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

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