Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40705
Compartilhe esta página
Título: | Prof. Miner : uma proposta do uso do Minecraft Education como estratégia para educação ambiental |
Autor(es): | DECHAMPS, Thiago Augusto Gomes |
Palavras-chave: | Educação ambiental; Capacitação de professores; Tecnologia |
Data do documento: | 24-Fev-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | DECHAMPS, Thiago Augusto Gomes. Prof. Miner: uma proposta do uso do Minecraft Education como estratégia para educação ambiental. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais.) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | A busca por uma aprendizagem significativa não é algo simples, uma vez que o processo pedagógico passa por muitas variáveis e sentidos. Na busca por novas metodologias encontram-se os jogos digitais que, por estarem bastante presentes na vida dos adolescentes, se tornam recursos educativos favoráveis a um aprendizado mais engajador. Dentre os jogos existentes que podem ser utilizados na educação, nesse trabalho utiliza-se o Minecraft. Um jogo eletrônico que atrai a atenção de muitas crianças e adolescentes na atualidade. Atualmente, uma das potencialidades do jogo é na educação ambiental, em que o professor pode promover o ensino dos diferentes biomas, do manejo de recursos naturais, da criação de cidades sustentáveis, do uso de energia solar, além de simular impactos causados pela mineração, agropecuária, desmatamento e construção de hidroelétricas. Esse trabalho tem como objetivo criar uma plataforma para capacitação de professores, Prof. Miner, para o uso do Minecraft Education com uma proposta de atividades para educação ambiental. A plataforma foi criada utilizando a ferramenta de criação de sites Wix, organizada em formato de vídeo e separada em quatro módulos. A análise dos resultados apresenta uma abordagem qualitativa de uma pesquisa que foi realizada entre professores através do preenchimento de um questionário no qual avaliaram: o uso da plataforma na capacitação de professores, a organização e a clareza do conteúdo, a proposta para a educação ambiental e a aplicabilidade dessa estratégia em sala de aula. O Prof. Miner mostra-se como ferramenta de suporte para o processo de ensino- aprendizagem e capacitação dos professores, uma vez que aproxima os conteúdos do universo dos alunos, no que concerne ao mundo e rapidez tecnológica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40705 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Thiago Augusto Gomes Dechamps.pdf | 902,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons