Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40710

Share on

Title: Sequência didática resíduos sólidos : atividades lúdicas como proposta pedagógica
Authors: FREITAS, Carlos José Silva de
Keywords: Educação ambiental; Resíduos sólidos; Jogos
Issue Date: 24-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: FREITAS, Carlos José Silva de. Sequência didática resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: As discussões dos temas ambientais trazem para o ensino das Ciências Ambientais contribuições que permitem despertar o sentido de pertencimento e tomada de responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa foirealizada na Escola Municipal Severino Krause, município de Vitória de Santo Antão-PE. Com o intuito de contribuir para a formação de cidadãos críticos que atuem como protagonistas e agentes promotores de mudanças no comportamento de suas comunidades, a sequência didática que abordou, dentre os vários temas, a definição de resíduos sólidos, consumo consciente, poluição, reciclagem, reutilização e coleta seletiva, apresentados em atividades desenvolvidas com o uso de recursos como vídeos, jogo e atividade artística. Os resultadosdemonstraram que, apesar do contato diário com grande diversidade e quantidadede resíduos sólidos, os alunos pouco aplicavam o conhecimento sobre seu descarte e disposição. E que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. Assim, as atividades lúdicas como proposta pedagógica permitem a construção de um aprendizado de forma significativa, permitindo a introdução de temas da realidade dos alunos dentro da sala de aula, gerando reflexão e a ampliação da visão crítica dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40710
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Carlos José Silva de Freitas.pdf639,37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons