Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40738
Compartilhe esta página
Título: | Desenvolvimento de um modelo de gestão para operações logísticas no varejo em centrais híbridas de distribuição via simulação de eventos discretos |
Autor(es): | PADILHA, Guilherme Rodolfo Neves Almeida de Barros |
Palavras-chave: | Engenharia de Produção; Centro de distribuição; Crossdocking; Picking; Simulação de eventos discretos; Alocação de recursos; Análise de decisão |
Data do documento: | 18-Nov-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | PADILHA, Guilherme Rodolfo Neves Almeida de Barros. Desenvolvimento de um modelo de gestão para operações logísticas no varejo em centrais híbridas de distribuição via simulação de eventos discretos. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | Este estudo tem como ponto de partida um Centro de Distribuição presente no nordeste brasileiro, responsável pelo abastecimento de produtos em uma rede calçadista com 60 lojas físicas, mais o e-commerce e que atua de maneira híbrida em seus processos utilizando, de forma simultânea, os modelos de crossdocking e picking. Desta forma, são exigidos esforços operacionais diferentes, devido às características de cada um. Além disso, o calendário comercial da empresa resulta em uma demanda logística extremamente variável e de rápida mutação, para a qual o CD deve apresentar flexibilidade operacional de realizar a alocação assertiva de recursos e com isso minimizar gargalos que possam prejudicar o andamento da operação. Portanto, o foco deste trabalho será desenvolver um modelo de gestão, baseado na simulação de eventos discretos, em que não serão utilizadas as médias de tempo das atividades medidas, mas sim variáveis aleatórias para simular um sistema dinâmico, onde cada replicação irá gerar resultados de tempo e de produção diferentes, via software Flexsim. O sistema foi testado em 3 cenários reais e, após a sua validação, a ferramenta será utilizada para ajudar a encontrar as melhores soluções de problemas para o CD e fomentar a gerência na tomada de decisões. Além disso, busca-se apresentar mais dois cenários futuros, no qual o primeiro será diminuir o percentual de entrada dos pedidos como crossdocking e aumentar a reposição automática da venda através do picking e o segundo será verticalizar a área de estocagem, com estruturas porta-paletes mais altas, utilizando melhor a cubagem disponível no armazém. Todos os resultados dos cenários existentes e dos cenários propostos foram validados, possibilitando o melhor balanceamento da mão-de-obra disponível, mantendo assim a regularidade da operação. Bem como, a definição de qual momento deve-se contratar pessoas ou compensar horas extras e férias. A utilidade deste modelo de gestão pode se desdobrar para vários estudos, operacionais ou estratégicos, como por exemplo: planos operacionais de mitigação de curto prazo, definição de momentos para o start de novos modelos de distribuição e análise de investimentos em infraestrutura. Além disso, diversos tipos de recursos que compõem uma operação logística, dentro ou fora da rede varejista, podem compor cases baseados em um sistema de simulação, utilizado como apoio à decisão e aplicado para modelos de gestão. |
Descrição: | MOURA, Márcio José das Chagas, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MOURA, M.C |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40738 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Guilherme Rodolfo Neves Almeida de Barros Padilha (1).pdf | 3,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons