Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40788

Comparte esta pagina

Título : Avaliação das interleucinas (IL) -1α, 1β, 1Ra, 18 e 37 em células de pacientes com Leishmaniose Tegumentar Americana
Autor : AMORIM, Ester Alves da Silva
Palabras clave : Leishmaniose; Parasitologia; Expressão gênica
Fecha de publicación : 25-feb-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : AMORIM, Ester Alves da Silva. Avaliação das interleucinas (IL) -1α, 1β, 1Ra, 18 e 37 em células de pacientes com Leishmaniose Tegumentar Americana. 2021. Dissertação (Mestrado em Inovação Terapêutica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é representada pelas manifestações cutânea e mucocutânea da leishmaniose. Em resposta à infecção pelo protozoário, o sistema imunológico desencadeia respostas inflamatórias que resultam na ativação de linfócitos e produção de citocinas, incluindo as da família IL-1, que atuam como importante “gatilho” de ativação da resposta efetora, representada pelo perfil T helper 1 (Th1). Além disso, tais citocinas estão associadas à exacerbação da inflamação, o que precisa ainda ser melhor esclarecido na LTA. Sendo assim, este trabalho se propôs a avaliar os genes das citocinas IL-1α, IL-1β, IL-1Ra, IL-18 e IL-37 (IL1A, IL1B, IL1RN, IL18 e IL37, respectivamente), em controles (CT = 10), pacientes acometidos pela LTA antes (AT = 23) e após o tratamento (PT = 12). Para isso, coletamos amostras de sangue de pacientes com LTA provenientes de áreas endêmicas de Pernambuco. As células mononucleadas do sangue periférico (PBMC) foram separadas e cultivadas durante 24 e 72h com e sem o estímulo do antígeno total de L. (V.) braziliensis para análise da expressão gênica das citocinas por qPCR (2^-ΔΔCt). Nessa avaliação, somente IL37 apresentou expressão significativa em pacientes AT após 24h de cultivo. Por outro lado, após 72h de estímulo, houveram diferenças importantes entre os três grupos, indicando que a resposta inflamatória parece se destacar ao longo do tempo. Na ausência do estímulo, os níveis de RNAs mensageiros (mRNA) de todas as citocinas da família IL-1 foram menores em pacientes pós-tratamento, indicando uma redução de suas expressões após a cura clínica. O estímulo com o antígeno total induziu significativamente as expressões de IL-1α/β (gênica e proteica) e IL37 em ambos os pacientes AT e PT, neste último, indicando a participação da memória imunológica que atua na reinfecção. Por outro lado, as quantificações menores de IL1RN e IL18 encontradas em pacientes curados em relação ao grupo AT sugerem seus papéis muito mais de susceptibilidade à Leishmania do que de resistência. Níveis de IFNG e IL1A/B se correlacionaram positivamente em AT e PT. No entanto, apenas em AT, os níveis de IL10 e IL1A/B se correlacionaram de forma positiva e significativa (r > 0,8), indicando a presença de regulação em resposta à produção de IL-1. Sendo assim, nossos achados evidenciam a menor expressão de IL18 como potencial marcador de resposta ao tratamento da LTA, bem como a ação atenuadora da IL37 em resposta à L. braziliensis, o que até então não era conhecido.
Descripción : CASTRO, Maria Carolina Accioly Brelaz de, também é conhecida em citações bibliográficas por: BRELAZ-DE-CASTRO, Maria Carolina Accioly. HERNANDES, Valéria Pereira também é conhecida em citações bibliográficas por: PEREIRA, Valéria Rêgo Alves.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40788
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Inovação Terapêutica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ester Alves da Silva Amorim.pdf3,98 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons