Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40873

Compartilhe esta página

Título: Novos derivados tiossemicarbazonas e tiazóis : síntese, elucidação estrutural e avaliação da atividade antimicrobiana
Autor(es): NASCIMENTO, Pedro Henrique do Bomfim
Palavras-chave: Drogas – Resistência em micro-organismos; Farmacologia; Tiazóis
Data do documento: 20-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, Pedro Henrique do Bomfim. Novos derivados tiossemicarbazonas e tiazóis : síntese, elucidação estrutural e avaliação da atividade antimicrobiana. 2020. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O grau de severidade das infecções microbianas pode ser influenciado pela presença de fatores de virulência, bem como pelo desenvolvimento de resistência intrínseca e extrínseca aos antimicrobianos. Tais características têm sido uma das principais razões para o insucesso dos antibióticos no tratamento de infecções. Portanto, o presente trabalho teve por objetivo desenvolver novos agentes antimicrobianos, frente a isolados clínicos de bactérias e fungos. Os compostos testados foram obtidos em três etapas: na primeira foram produzidas as tiossemicarbazidas, posteriormente as tiossemicarbazonas e por fim o tiazol. Os rendimentos obtidos foram satisfatórios de 51 a 97%. Os compostos foram caracterizados e identificados por meio de técnicas de espectroscopia infravermelho e ressonância magnética nuclear do H e C, depois foram determinadas as concentrações mínimas inibitórias (CMI) e mínimas bactericidas (CMB), destacando os compostos da série: LQIT/PB-02 (37,5 μg/mL), LQIT/PBT-08 (75 μg/mL), LQIT/PBT-09 (75 μg/mL), LQIT/PBT-10 (75 μg/mL) com eficácia de inibição para a cepa de Staphylococcus aureus resistente a oxacilina, e os compostos LQIT/PB-02 (12,5 μg/mL), LQIT/PBT-04 (25 μg/mL) e LQIT/PBT-05 (25 μg/mL) com eficácia de inibição para cepa Candida albicans. Os compostos apresentaram baixo teor citotóxico, destacando o composto LQIT/PB-02 com 67,6% de viabilidade celular da linhagem de macrófagos. Os compostos LQIT/PB-02, LQIT/PBT-08, LQIT/PBT-09 e LQIT/PBT-10 através da técnica de tempo de morte, foi determinada a eficácia de inibição da cepa Staphylococcus aureus resistente a oxacilina desde as primeiras horas de tratamento, bem como através da técnica de sinergismo, estes compostos apresentaram efeitos “parcialmente sinérgicos”, aumentando os efeitos da Oxacilina com diminuição da dose em até seis vezes do seu valor de CMI, que antes era de 512 μg/mL para 8 μg/mL. Através das técnicas espectroscópicas propostas, foi possível a identificação da estrutura dos compostos tiossemicarbazonas e tiazóis, sendo promissores candidatos a novos fármacos antimicrobianos para tratamento de cepas resistentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40873
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Biotecnologia Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Pedro Henrique do Bomfim Nascimento.pdf4,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons