Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40931

Compartilhe esta página

Título: Formação continuada de professores de química à luz da teoria dos construtos pessoais
Autor(es): SILVA, Fernando Cleyton Henrique de Mendonça
Palavras-chave: Ensino - Metodologia; Didática; Professores - Formação - Pernambuco; Aprendizagem experimental - Pernambuco; Aprendizagem ativa - Pernambuco; Química - Pernambuco
Data do documento: 20-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Fernando Cleyton Henrique de Mendonça. Formação continuada de professores de química à luz da teoria dos construtos pessoais. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: A presente pesquisa traz discussões acerca do ensino e aprendizagem em Química. Diante disso, propomos uma formação continuada de professores em Química a luz da Teoria dos Construtos Pessoais, a partir das relações entre o Ciclo da Experiência Kellyana (KELLY, 1955) e a Sequência de Ensino Investigativa de (CARVALHO, 2013). Dessa forma, analisamos as contribuições de uma proposta de Sequência de Ensino Investigativa, organizada como um Ciclo da Experiência Kellyana para aprendizagem de conceitos, como uma formação continuada, segundo a percepção do professor. Os participantes da pesquisa foram dois professores que atuam no Ensino Médio de escolas da rede estadual, ministrando a disciplina de química. Para atingirmos nosso objetivo, a metodologia utilizada foi organizada como um Ciclo da Experiência Kellyana, possuindo cinco etapas. As análises foram feitas baseadas na Teoria dos Construtos Pessoais (KELLY, 1955) e na Sequência de Ensino Investigativa (CARVALHO, 2013). Com base nos resultados, percebemos que os professores já tiveram contato com Ensino Investigativo, porém, existem algumas divergências em relação ao que é proposto na SEI. Ao apresentar aos professores a SEI ligada a TCP, eles concordaram que existe uma compatibilidade entre elas e que, quando utilizada dessa forma, colabora com o processo de construção de conhecimentos dos estudantes e dos professores. Baseados nos resultados da pesquisa, foi possível criar uma nova proposta metodológica para o ensino de Química, denominada Ciclo de Ensino Investigativo (CEI).
Descrição: VIANA, Kilma da Silva Lima, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LIMA, K. S.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40931
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Fernando Cleyton Henrique de Mendonça Silva.pdf660,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons