Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40959

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Janssen Felipe da-
dc.contributor.authorSILVA, Isaias da-
dc.date.accessioned2021-08-13T14:25:25Z-
dc.date.available2021-08-13T14:25:25Z-
dc.date.issued2021-03-16-
dc.identifier.citationSILVA, Isaias da. Escola, território de direito: expectativas da comunidade campesina sobre a escola com turmas multisseriadas do campo. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40959-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de mestrado vinculada à Linha de Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e faz parte do Grupo de Estudos Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação. Esta pesquisa constitui-se a partir do seguinte problema de pesquisa: quais expectativas tem a comunidade campesina para escola com turmas multisseriadas do campo? Como objetivo geral, temos: a) compreender quais expectativas tem a comunidade campesina para escola com turmas multisseriadas do campo. Como objetivos específicos, elencamos: a) identificar e caracterizar a comunidade e os sujeitos participantes da pesquisa; b) identificar e caracterizar a escola com turmas multisseriadas do campo investigada; e c) analisar as expectativas da comunidade campesina em relação à escola com turmas multisseriadas do campo no que se refere à função da escola, os saberes a serem tratados na escola; como deveriam ser tratados; e o tempo curricular desses saberes. Partimos do pressuposto que a comunidade campesina tem muito a dizer sobre a escola com turmas multisseriadas, e que é referenciada e construída na temporalidade e nos saberes próprios dos povos do campo. Enquanto lente teórico- metodológica, aproximamo-nos da Abordagem Teórico-Metodológica dos Estudos Pós- Coloniais (QUIJANO, 2002, 2005; MIGNOLO, 2005, 2008a, 2008b; WALSH, 2008, 2009a, 2009b), por nos possibilitar refletir sobre os processos de inferiorização e silenciamento impostos aos povos campesinos, a seus territórios e aos seus processos de escolarização. Como categorias teóricas que fundamentam este estudo, destacamos: a) Educação do/no Campo (CALDART, 2004, 2012; FERNANDES, 2002, 2006; MOLINA, 2010; SILVA; TORRES, 2019); b) Escola com Turmas Multisseriadas do Campo (ARROYO, 1999, 2004a, 2004b; CALDART, 2003; FERNANDES, 1999; HAGE, 2015; HAGE; REIS, 2018; MOLINA; SÁ, 2012) e; c) Prática Pedagógica Docente (FREIRE, 1987, 1996; SOUZA, 2009; SOUZA VIANA, 2013; TARDIF, 2014; VÁZQUEZ, 1997; WALSH, 2008, 2009a, 2009b). Enquanto procedimento teórico-metodológico, o campo de pesquisa foi o Engenho Galileia localizado no território campesino de Vitória de Santo Antão-PE, espaço-tempo da Escola Municipal Prefeito Gabriel Mesquita de Freitas. Tomamos como sujeitos desta pesquisa 03 (três) lideranças da comunidade e 04 (quatro) moradores(as) da comunidade campesina (pais/responsáveis de discentes que constituem as turmas multisseriadas). A coleta de dados se deu através de questionários de identificação, de entrevistas semiestruturadas, de fotografias e de fontes documentais (legislação, manchete de jornal, diário de classe e atas escolares). No tratamento e na análise dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 2011; VALA, 1990). As análises nos possibilitaram concluir que os(as) moradores(as) do Engenho Galileia são sujeitos que resistem às amarras coloniais e que seguem lutando pelo direito à terra e por uma escola com turmas multisseriadas do campo que seja referenciada em seus saberes-histórias. Compreendemos também que as expectativas da comunidade campesina para as escolas com turmas multisseriadas do campo centram-se na construção de uma Educação do/no Campo socialmente referenciada em seus sujeitos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExpectativas (Psicologia)pt_BR
dc.subjectCamponeses – Vitória de Santo Antão (PE)pt_BR
dc.subjectConhecimento tradicional associado – Vitória de Santo Antão (PE)pt_BR
dc.subjectClasses multisseriadas – Vitória de Santo Antão (PE)pt_BR
dc.subjectPrática de ensino – Vitória de Santo Antão (PE)pt_BR
dc.subjectPós-colonialismo – Vitória de Santo Antãopt_BR
dc.titleEscola, território de direito : expectativas da comunidade campesina sobre a escola com turmas multisseriadas do campopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1688042279649916pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7400508587983938pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation presents the results of the master's research linked to the Line of Education and Diversity of the Postgraduate Program in Contemporary Education, of the Academic Center of Agreste (CAA), of the Federal University of Pernambuco (UFPE) and is part of the Study Group Postcolonials and Complexity Theory in Education. This research is based on the following research problem: what expectations do the peasant community have for schools with multigrade rural classes? As a general objective, we have: a) to understand what expectations the peasant community has for schools with multigrade rural classes. As specific objectives, we list: a) identify and characterize the community and subjects participating in the research; b) identify and characterize the school with multigrade classes in the investigated field; and c) to analyze the expectations of the peasant community in relation to the school with multigrade rural classes with regard to the function of the school, the knowledge to be dealt with at school; how they should be treated; and the curricular time of this knowledge. We assume that the peasant community has a lot to say about the school with multigrade classes, and that it is referenced and built in the temporality and in the knowledge of rural peoples. As a theoretical-methodological lens, we approach the Theoretical- Methodological Approach of Post-Colonial Studies (QUIJANO, 2002, 2005; MIGNOLO, 2005, 2008a, 2008b; WALSH, 2008, 2009a, 2009b), as it allows us to reflect on the processes of inferiority and silencing imposed on peasant peoples, their territories and their schooling processes. As theoretical categories that underlie this study, we highlight: a) Education of/in the Field (CALDART, 2004, 2012; FERNANDES, 2002, 2006; MOLINA, 2010; SILVA; TORRES, 2019); b) School with Multigrade Field Classes (ARROYO, 1999, 2004a, 2004b; CALDART, 2003; FERNANDES, 1999; HAGE, 2015; HAGE; REIS, 2018; MOLINA; SÁ, 2012) and; c) Teaching Pedagogical Practice (FREIRE, 1987, 1996; SOUZA, 2009; SOUZA VIANA, 2013; TARDIF, 2014; VÁZQUEZ, 1997; WALSH, 2008, 2009a, 2009b). As theoretical-methodological procedure, the research field was the Engenho Galileia located in the rural territory of Vitória de Santo Antão-PE, space-time of the Prefeito Gabriel Mesquita de Freitas Municipal School. We took as subjects of this research 03 (three) community leaders and 04 (four) residents of the peasant community (parents/guardians of students who make up the multigrade classes). Data collection was carried out through identification questionnaires, semi-structured interviews, photographs and documentary sources (legislation, newspaper headline, class diary and school minutes). In the treatment and analysis of data, we used Content Analysis via Thematic Analysis (BARDIN, 2011; VALA, 1990). The analyzes allowed us to conclude that the residents of Engenho Galileia are subjects who resist colonial ties and who continue to fight for the right to land and for a school with multigrade rural classes that is referenced in their knowledge-history. We also understand that the expectations of the peasant community for schools with multigrade rural classes are centered on the construction of an Education of/in the Field socially referenced in its subjects.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Isaias da Silva.pdf3,26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons