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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40975
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Título: | Significados de probabilidade: uma análise em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. |
Autor(es): | SILVA, César Diogo Bezerra da |
Palavras-chave: | Probabilidades; Livros didáticos; Aprendizagem; Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) |
Data do documento: | 13-Jul-2015 |
Citação: | SILVA, César Diogo Bezerra da. Significados de probabilidade: uma análise em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2015. |
Abstract: | Este trabalho busca compreender a abordagem dos significados de probabilidade em livros didáticos destinados aos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa se deu em três coleções (12 livros) didáticas de matemática destinada aos anos finais do Ensino Fundamental selecionadas entre as 10 coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD – 2014). As três coleções que escolhemos são as mais adotadas pelas escolas públicas no município de Caruaru-PE. Os significados de probabilidade que utilizamos foram: intuitivo, clássico, geométrico, frequentista, subjetivo, formal. Além dessas categorias, foi necessário criar duas categorias que chamamos de noções básicas de probabilidade e outras atividades. Categorizamos também as atividades por meio das representações e contextos abordados. Nas representações levamos em conta atividades com texto, tabelas, figuras, diagramas e gráficos. Para os contextos classificamos as atividades em relação a utilização de dados; moedas; urnas, sacos e bolas; roletas e alvos; cartões, baralho e dominó; escolha de pessoas, lugares e objetos; códigos e senhas; dados de pesquisa; outras atividades. Os dados nos revelaram que as coleções analisadas não seguem uma tendência no que diz respeito à distribuição das atividades por volumes; apenas uma coleção, por exemplo, apresenta atividades de probabilidade nos quatro volumes (6º ao 9º ano). Concernente aos significados, temos que as coleções analisadas apresentam unicamente o significado clássico em 82,1% do total das 179 atividades mapeadas. Os demais significados são pouco explorados. O significado frequentista, por exemplo, é pouco abordado – apenas 11 do total de 179 atividades mapeadas; acreditamos que este significado deveria ser melhor enfatizado uma vez que as coleções estão destinadas à etapa de escolarização do Ensino Fundamental. Com respeito às representações abordadas nas atividades encontramos as representações “apenas texto” (37,43%) e “figuras-suporte” (30,17%) como as mais enfatizadas pelas coleções. No que se referem aos contextos verificamos que os “Dados” e “Escolha de Pessoas, Lugares e Objetos” são as categorias que mais se destacam, com 20,67% e 20,11%, respectivamente. Em suma, consideramos que as coleções analisadas não contemplam satisfatoriamente o trabalho com o conceito de probabilidade por meio dos diversos significados, e ainda, não instigam um trabalho com a probabilidade experimental preconizado pelas orientações curriculares e pela literatura atual. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40975 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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