Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40985

Compartilhe esta página

Título: Papel do perfil inflamatório e celular na infecção por SARS-CoV-2 e no curso clínico da COVID-19 : uma abordagem in silico
Autor(es): SILVA, Maria Beatriz Calado da
Palavras-chave: SARS-CoV-2; COVID-19; Inflamação
Data do documento: 1-Jul-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Maria Beatriz Calado da. Papel do perfil inflamatório e celular na infecção por SARS-CoV-2 e no curso clínico da COVID-19: uma abordagem in silico. 2021. Dissertação (Mestrado em Biologia Aplicada à Saúde) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Em junho de 2021, quinze meses após o reconhecimento da pandemia de COVID-19 pela organização mundial da saúde (OMS), o mundo ultrapassou 180 milhões de casos e quase quatro milhões de óbitos. Este elevado número de mortes está associado ao processo inflamatório intenso, sabido como um fator determinante no desenvolvimento da COVID-19. Embora seja conhecido diversos mediadores e moléculas participantes desta inflamação, o papel do complexo do inflamassoma nesse contexto ainda é pouco conhecido e explorado. Ademais, as peculiaridades entre os indivíduos precisam ser documentadas e discutas, e as moléculas que estão envolvidas nesse processo, melhor caracterizadas. Para essa finalidade, as diferentes técnicas multi-ômicas representam uma abordagem relevante na determinação de fatores genéticos do indivíduo que interferem na susceptibilidade a doença visto que, enquanto alguns indivíduos infectados são assintomáticos ou apresentam apenas sintomas leves, outra parcela desenvolve quadros severos. Buscando determinar as diferenças entre pacientes com COVID-19, foram utilizados dados de transcriptoma disponíveis no GEO dataset. De acordo com os critérios de inclusão estabelecidos, três estudos foram selecionados para compor o presente trabalho. A partir da meta- análise, a quantificação dos genes diferencialmente expressos foi realizada, seguida da análise de enriquecimento de tais genes através do Gene Ontology. Posteriormente, a definição das vias de sinalização correspondentes aos DEGs foi executada utilizando a ferramenta Reactome. Aqui, observou-se o aumento da expressão de quimiocinas fundamentais na condução da resposta imunológica. Também foi possível perceber o aumento de genes envolvidos na sinalização do interferon como IFI27, IFI44L e IFIT3, além de genes importantes para a resposta antiviral, como OAS3, GBP1 e TRIM6. Entretanto, não foi identificado a presença de genes atrelados ao inflamassoma. Adicionalmente, os termos obtidos com o GO expõem a presença de vias do ciclo celular acentuada em pacientes com COVID-19. Tal resultado pode auxiliar no entendimento das particularidades genéticas dos pacientes com COVID-19, e relata perfil desses indivíduos em uma determinada fase da doença. Assim sendo, é possível a racionalização de novas abordagens terapêuticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40985
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Biologia Aplicada à Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Beatriz Calado da Silva.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons