Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41052
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Kátia Calligaris | - |
dc.contributor.author | LOPES, Carlos Antonio da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-28T01:21:24Z | - |
dc.date.available | 2021-08-28T01:21:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-13 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-27 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Carlos Antonio da Silva. Jogos cooperativos : potencialidades para desenvolvimento de processos argumentativos. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41052 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como principal objetivo discutir as possíveis potencialidades de jogos em uma perspectiva cooperativa para promoção de processos argumentativos em sala de aula. Para tanto, se optou por uma pesquisa teórica de cunho bibliográfico para levantamento e sistematização de informações acerca dos temas envolvidos a fim de descrever possibilidades. Buscou-se, inicialmente, discutir acerca da definição de jogo pautando-se nas principais concepções de autores que fazem pesquisa na presente área, bem como evidenciar as diferenças existentes entre duas categorias de jogos: Jogos Cooperativos (JC) e Jogos Competitivos. Evidenciamos o que seria a Argumentação na perspectiva considerada no presente trabalho bem como seu papel, enquanto ação discursiva privilegiada, na construção do conhecimento e do pensamento crítico e reflexivo. Também recorremos a documentos curriculares oficiais de forma a identificar o que propõem os mesmos no que concerne ao ensino da Matemática. Percebemos que a cooperação e o pensamento crítico são propostas para o trabalho em sala de aula presentes em todos os documentos analisados. Em seguida, tentamos justificar as possíveis potencialidades dos JC para promover os processos argumentativos. Concluímos que o professor por meio de ações discursivas específicas, convicto do “poder” da Argumentação e utilizando um jogo na perspectiva cooperativa, problematizando-se no jogo conteúdos canônicos, poderá propiciar aos alunos uma aprendizagem significativa e os possibilitará tornarem-se indivíduos críticos e reflexivos. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos em grupo - Matemática | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.title | Jogos cooperativos : potencialidades para desenvolvimento de processos argumentativos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8548652T0&tokenCaptchar=03AGdBq258OU2Mx31e0_rbU8bKsCy-fwwsYbVZfzS1Yv08p_SywkYrN8ntV7YtPgViywcGCpoIytqpnbMQCs2AJdIBos8FXlSeL9bsGoXjnlnmCjOnQf_5kfz3oKtvcMG1CucIoXSSXkZtMzq9kVWhwitrTTDuWX8HdDTorif5JVfDfhGM2Rj3RC2IdfvQTbD-kdtfU0mZEu5N1FFwnVh8w61QzbLBlUK3ITDNwAJVhmpV-nTGv8Yb6QcKTVZsdF5xlaSJ0VamMn2RKCmsNAC42JVIH38c1feUnC5X1DFDg4FxfUKX3RN0eG9XVE99hVXCLz3DmFcsDUmtACVbXyRWTqM5Sb2CEWuFhfFPgczbxrRBkJIfXhbKDD2naKwYv4wpJ5U1BBftxllPm13NNN2cAWwl3RgSxr2fY9CAl24ArJUp9SCcREeiq3jyCUgkVzwZ3PuhpDbaomzN25QeVqu4b9fcvClApg5f1A | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721108E1&tokenCaptchar=03AGdBq24XfEMa13D_KqIwo3cTB90lI1RZ23CEJLPO-o1p1tbT3BsC_x8eXBeUGhdkSt_soziXHG-vIdrlYvbGme4oZtes8fIamx-pWn1WRWU-lkDCVSur_8ITeE9hXQ4BPzvJ4-uiX2aGkcvtvYJHHE8AyHvT03g-P0Qx8q8IvWc7tUM2JsHxPIeGXnh0v5v9CZI_v97nMvPHJYGfjqMpOhnWoqMnS6vJ8KwHt4ZJOOK4KsXpPXQv5zezB3lZnk9nmQwgHES1UgxMp68K_xZlzBLphZNYWKaMoo-ROyxgI6feEByMnbGroIPcGnhSQMM4qlswUebEelNqONFik9loCl-9ohauufBWj8gnBbOD1P7PDyQvb3kvi2j5F0Xf2Y96EwIGRYOZokgG66QUEDExfLlmjNF47vQIK-gTO3Hoj0qXxQabZCohXtfG6G_3pezxe8Ly-8tg5ZHBLmJpgE72Y7exoTU4P4siBQ | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work has as main objective to discuss the possible potentialities of games in a cooperative perspective to promote argumentative process in classroom. Therefore, we opted for a theoretical research of a bibliographic character to collect and systematize of information about the subjects involved to describe possibilities. First, we searched to discuss the definition of the game based on the main conception of authors who make research in the present area, as well as to evidence the differences between two categories of games: Cooperative Games (CG; JP in Portuguese) and Competitive Games. We point what would be the Argumentation in the perspective considered in the present work as well as its “paper”, as a privileged discursive action, in the construction of knowledge and critical and reflective thinking. We also use official curricular documents to identify what they propose in relation to the teaching of Mathematics. We realized that cooperation and critical thinking are proposed for classroom work present in all documents analyzed. Then, we try to justify the potential of the JC to promote argumentative processes. We conclude that teachers, through of specific discursive actions, convinced of the "power" of Argumentation and using a game in the cooperative perspective, problematizing themselves in the game canonical contents, will be able to provide to the students a meaningful learning and will enable them to become critical and reflective Individuals. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LOPES, Carlos Antonio da Silva.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons