Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41052

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Kátia Calligaris-
dc.contributor.authorLOPES, Carlos Antonio da Silva-
dc.date.accessioned2021-08-28T01:21:24Z-
dc.date.available2021-08-28T01:21:24Z-
dc.date.issued2016-12-13-
dc.date.submitted2021-08-27-
dc.identifier.citationLOPES, Carlos Antonio da Silva. Jogos cooperativos : potencialidades para desenvolvimento de processos argumentativos. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41052-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como principal objetivo discutir as possíveis potencialidades de jogos em uma perspectiva cooperativa para promoção de processos argumentativos em sala de aula. Para tanto, se optou por uma pesquisa teórica de cunho bibliográfico para levantamento e sistematização de informações acerca dos temas envolvidos a fim de descrever possibilidades. Buscou-se, inicialmente, discutir acerca da definição de jogo pautando-se nas principais concepções de autores que fazem pesquisa na presente área, bem como evidenciar as diferenças existentes entre duas categorias de jogos: Jogos Cooperativos (JC) e Jogos Competitivos. Evidenciamos o que seria a Argumentação na perspectiva considerada no presente trabalho bem como seu papel, enquanto ação discursiva privilegiada, na construção do conhecimento e do pensamento crítico e reflexivo. Também recorremos a documentos curriculares oficiais de forma a identificar o que propõem os mesmos no que concerne ao ensino da Matemática. Percebemos que a cooperação e o pensamento crítico são propostas para o trabalho em sala de aula presentes em todos os documentos analisados. Em seguida, tentamos justificar as possíveis potencialidades dos JC para promover os processos argumentativos. Concluímos que o professor por meio de ações discursivas específicas, convicto do “poder” da Argumentação e utilizando um jogo na perspectiva cooperativa, problematizando-se no jogo conteúdos canônicos, poderá propiciar aos alunos uma aprendizagem significativa e os possibilitará tornarem-se indivíduos críticos e reflexivos.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos em grupo - Matemáticapt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titleJogos cooperativos : potencialidades para desenvolvimento de processos argumentativos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8548652T0&tokenCaptchar=03AGdBq258OU2Mx31e0_rbU8bKsCy-fwwsYbVZfzS1Yv08p_SywkYrN8ntV7YtPgViywcGCpoIytqpnbMQCs2AJdIBos8FXlSeL9bsGoXjnlnmCjOnQf_5kfz3oKtvcMG1CucIoXSSXkZtMzq9kVWhwitrTTDuWX8HdDTorif5JVfDfhGM2Rj3RC2IdfvQTbD-kdtfU0mZEu5N1FFwnVh8w61QzbLBlUK3ITDNwAJVhmpV-nTGv8Yb6QcKTVZsdF5xlaSJ0VamMn2RKCmsNAC42JVIH38c1feUnC5X1DFDg4FxfUKX3RN0eG9XVE99hVXCLz3DmFcsDUmtACVbXyRWTqM5Sb2CEWuFhfFPgczbxrRBkJIfXhbKDD2naKwYv4wpJ5U1BBftxllPm13NNN2cAWwl3RgSxr2fY9CAl24ArJUp9SCcREeiq3jyCUgkVzwZ3PuhpDbaomzN25QeVqu4b9fcvClApg5f1Apt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721108E1&tokenCaptchar=03AGdBq24XfEMa13D_KqIwo3cTB90lI1RZ23CEJLPO-o1p1tbT3BsC_x8eXBeUGhdkSt_soziXHG-vIdrlYvbGme4oZtes8fIamx-pWn1WRWU-lkDCVSur_8ITeE9hXQ4BPzvJ4-uiX2aGkcvtvYJHHE8AyHvT03g-P0Qx8q8IvWc7tUM2JsHxPIeGXnh0v5v9CZI_v97nMvPHJYGfjqMpOhnWoqMnS6vJ8KwHt4ZJOOK4KsXpPXQv5zezB3lZnk9nmQwgHES1UgxMp68K_xZlzBLphZNYWKaMoo-ROyxgI6feEByMnbGroIPcGnhSQMM4qlswUebEelNqONFik9loCl-9ohauufBWj8gnBbOD1P7PDyQvb3kvi2j5F0Xf2Y96EwIGRYOZokgG66QUEDExfLlmjNF47vQIK-gTO3Hoj0qXxQabZCohXtfG6G_3pezxe8Ly-8tg5ZHBLmJpgE72Y7exoTU4P4siBQpt_BR
dc.description.abstractxThe present work has as main objective to discuss the possible potentialities of games in a cooperative perspective to promote argumentative process in classroom. Therefore, we opted for a theoretical research of a bibliographic character to collect and systematize of information about the subjects involved to describe possibilities. First, we searched to discuss the definition of the game based on the main conception of authors who make research in the present area, as well as to evidence the differences between two categories of games: Cooperative Games (CG; JP in Portuguese) and Competitive Games. We point what would be the Argumentation in the perspective considered in the present work as well as its “paper”, as a privileged discursive action, in the construction of knowledge and critical and reflective thinking. We also use official curricular documents to identify what they propose in relation to the teaching of Mathematics. We realized that cooperation and critical thinking are proposed for classroom work present in all documents analyzed. Then, we try to justify the potential of the JC to promote argumentative processes. We conclude that teachers, through of specific discursive actions, convinced of the "power" of Argumentation and using a game in the cooperative perspective, problematizing themselves in the game canonical contents, will be able to provide to the students a meaningful learning and will enable them to become critical and reflective Individuals.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOPES, Carlos Antonio da Silva.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons