Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41052
Share on
Title: | Jogos cooperativos : potencialidades para desenvolvimento de processos argumentativos. |
Authors: | LOPES, Carlos Antonio da Silva |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino; Jogos em grupo - Matemática; Raciocínio; Prática de ensino; Currículos |
Issue Date: | 13-Dec-2016 |
Citation: | LOPES, Carlos Antonio da Silva. Jogos cooperativos : potencialidades para desenvolvimento de processos argumentativos. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | O presente trabalho tem como principal objetivo discutir as possíveis potencialidades de jogos em uma perspectiva cooperativa para promoção de processos argumentativos em sala de aula. Para tanto, se optou por uma pesquisa teórica de cunho bibliográfico para levantamento e sistematização de informações acerca dos temas envolvidos a fim de descrever possibilidades. Buscou-se, inicialmente, discutir acerca da definição de jogo pautando-se nas principais concepções de autores que fazem pesquisa na presente área, bem como evidenciar as diferenças existentes entre duas categorias de jogos: Jogos Cooperativos (JC) e Jogos Competitivos. Evidenciamos o que seria a Argumentação na perspectiva considerada no presente trabalho bem como seu papel, enquanto ação discursiva privilegiada, na construção do conhecimento e do pensamento crítico e reflexivo. Também recorremos a documentos curriculares oficiais de forma a identificar o que propõem os mesmos no que concerne ao ensino da Matemática. Percebemos que a cooperação e o pensamento crítico são propostas para o trabalho em sala de aula presentes em todos os documentos analisados. Em seguida, tentamos justificar as possíveis potencialidades dos JC para promover os processos argumentativos. Concluímos que o professor por meio de ações discursivas específicas, convicto do “poder” da Argumentação e utilizando um jogo na perspectiva cooperativa, problematizando-se no jogo conteúdos canônicos, poderá propiciar aos alunos uma aprendizagem significativa e os possibilitará tornarem-se indivíduos críticos e reflexivos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41052 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LOPES, Carlos Antonio da Silva.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License