Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41064

Comparte esta pagina

Título : Associação entre características sociodemográficos e opiniões sobre seguros e previdência privada sob a ótica dos estudantes da UFPE
Autor : VASCONCELOS, Vanessa Fernandes
Palabras clave : Seguro de vida; Previdência privada; Educação financeira
Fecha de publicación : 30-abr-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : VASCONCELOS, Vanessa Fernandes. Associação entre características sociodemográficos e opiniões sobre seguros e previdência privada sob a ótica dos estudantes da UFPE. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : O mercado de seguros brasileiro é um segmento com grande potencial de crescimento. As seguradoras enfrentam, além das adversidades do próprio mercado, como a concorrência e as inovações tecnológicas disponíveis, o desafio de alcançar novos clientes, com expectativas de consumo variadas. Diante desses desafios, esta pesquisa objetivou analisar as características sociodemográficas e opiniões sobre seguros e previdência privada entre alunos de graduação e pós-graduação de uma universidade pública. Para tanto, foram obtidos 327 questionários válidos aplicados em alunos da Universidade Federal de Pernambuco, público-alvo da pesquisa, por viabilidade e por possibilitar a investigação de uma associação entre formação acadêmica e os produtos analisados neste estudo. A amostra foi composta, em maioria de pessoas do sexo feminino (64,8%), com média de idade de 27,67 anos, solteiras (74,92%) e sem filhos e/ou dependentes (80,12%). Sobre formação, 52,91% foram indivíduos da graduação, sendo os demais nos diversos níveis de pós-graduação. Os resultados indicaram que os respondentes se autopercebem, em maioria, num nível intermediário de conhecimento em finanças e o teste qui- quadrado indicou existência de associação entre a quantidade de termos de seguros e previdência compreendidos pelos participantes e o nível de conhecimento. Os testes t para comparação de médias apontaram que a presença de filhos e/ou dependentes não alteram a opinião dos indivíduos sobre os produtos, os que declararam não serem solteiros tem mais disposição para pagar por seguro de automóvel e recomendam mais, em média, a previdência privada do que os solteiros. Sobre a formação acadêmica, os resultados indicaram que aqueles com formação ou experiência na área de negócios recomendam mais o seguro de vida e estão mais dispostos a pagar por ele, além de perceberem mais os riscos e prejuízos associados ao não o contratar, e em contrapartida, o seguro residencial é menos recomendado; adicionalmente, este público percebe em maior grau utilidade em ter previdência privada e percebe de uma forma maior seu conhecimento acadêmico/profissional na aquisição deste produto. Características como sexo, filhos/dependentes e estado civil não se mostraram relevantes na opinião dos participantes sobre seguros e previdência, enquanto formação acadêmica mostrou- se mais significativa. Dentre as limitações do estudo, destaca-se o público-alvo, que impediu análises mais aprofundadas de algumas características pelas características inerentes a ele.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41064
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Vanessa Fernandes Vasconcelos.pdf912.44 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons