Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41079
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jaqueline Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T01:45:28Z | - |
dc.date.available | 2021-09-03T01:45:28Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-25 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jaqueline Maria da. Mapeamento de trabalhos acadêmicos sobre os materiais didáticos de matemática direcionados a alunos com deficiência visual: uma análise a partir dos anais do ENEM e CIAEM dos anos de 2010 a 2015. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41079 | - |
dc.description.abstract | Nessa monografia buscamos investigar as contribuições dos materiais didáticos para inclusão de alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, para isso fizemos um mapeamento de um levantamento bibliográfico das produções dos anais dos eventos do ENEM e CIAEM dos anos de 2010 a 2015. Para esse levantamento focamos nas seguintes palavras chaves: deficiente, visual, cegos, materiais didáticos e inclusão, que foram a base para o nosso objeto de estudo. Na análise dos dados coletados, fizemos o agrupamento dos trabalhos por blocos de conteúdo, para a análise qualitativa nos detemos nas contribuições trazidas pelas pesquisas nas produções dos eventos para cada bloco de conteúdo de acordo com o nível de escolarização, adentramos na relação das pesquisas por eixo de conhecimento. Fizemos o agrupamento dos trabalhos de acordo com os blocos de conteúdos proposto, adquiridos através da pesquisa e por meio desse resultado, investigamos e analisamos os dados obtidos pelo levantamento bibliográfico em relação ao ensino de Matemática para os alunos com deficiência visual. Como resultados concluímos com o desejo que esta pesquisa provoque um estímulo para novas pesquisas dessa ênfase, com trabalhos que visem a inclusão de alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, e ressaltamos que é possível ensinar Matemática para alunos com deficiência visual, por meio da interação de materiais didáticos, que visem motivar, assegurar, estimular e garantir a esses alunos a aprendizagem de conceitos matemáticos. | pt_BR |
dc.format.extent | 83p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pessoas com deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.title | Mapeamento de trabalhos acadêmicos sobre os materiais didáticos de matemática direcionados a alunos com deficiência visual: uma análise a partir dos anais do ENEM e CIAEM dos anos de 2010 a 2015. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato | - |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366041P7&tokenCaptchar=03AGdBq27owJSlQIGm4-33OFGZmexSQLsV6wxSIVInsw0qkQ6Dc39enRZeOr1k_rkSpHQlrVjF8eZimTuppr2a0LVZ8yirHy-rBLB1-n41JFkVQWd5oVxaoSUDHUcQuhMryTABZi8GpGpVoZ15tPE_unTtuw_2UtRDsElomQgyKB_3qu4e9FQzG3bAFoJ5bfUfBfsjxcTZjPUAzYDG_PQyo6T8KszzA-K8gt16cg-bMQGpp_DrspaKGhtvO5fXGx3j5UJQ_YE5hzMcXhDOuglHccgsmQaz5dGSPSTKJmpmpRtjSFd84gGzrFS8Dn3hb2UkB5NrE2GDwCIuMBA_Cvxuf3mp0cfQ6lt3Abu-WEN6nnBKkU9qAFPItCcmafmgg0cmY3Q1uoprwakwUOqkFQ9VcflyBeyzx42PWyEU2mQlIJ1DrJkmqbH6VZCSKesrsPKZIe4ptuv3W1b9bajFgi7uitaYwqrWIctx9A | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq25ngJjHrDlKpzVbBAfz2ZccshjAYgrz7TGSz1no7vTj_eaNzr7MN26NffPGJlbJcm9yfVqMyISmRisO9To4Ddv835M_tthVcDOaCiHrgkSGzwLvQ39qpc_L9U3N9JqXl_5gVUAWiiSq75iaqCUzKb0bdNLxNm7PBheEefDSOHkiMnvwUS47WB9BTaZ7m-e2FGcpdsqm8GVTPX-AggLBBo225qBWJpMLqk-TCgWVhx3VhRrN6Eo-ktn5jgZSTrMWPEDvMyfrUvji3gZIqfUFjBYxUf63YSEm7iwHwKQRxV9q-a434q5cRi5ddWarnA59f8Cxoc51xZrYDXH-1gq6SoI4cL_mjhSj7CfS9R9VymaPFitcgeiVczZgemn-F9QtE-9r6FjAUD0ZKcU2h33QKdXgFSAIh-sT1sKL6SdFME7xgiYBe9_cuBIwTDuxG7tQFMQSfc_y9urDWi8QvVd1omkbOE96hQ | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this monograph we seek to investigate the contributions of materials for inclusion of students with visual impairments in the process of teaching and learning of mathematics, for this we did a mapping of a literature review of the productions of the annals of events of ENEM and CIAEM the years 2010-2015. To this survey we focused on the following key words: handicapped visual, blind, teaching materials and inclusion, which were the basis for our study object. In the analysis of the data collected, we made the grouping of works by content blocks, for qualitative analysis we stop at the contributions brought by research in the production of events for each content block according to the level of schooling, we enter the relation of research by the knowledge axis. We made the grouping of jobs according to the blocks of proposed content acquired through research and through this result, we investigated and analyzed the data obtained from the literature regarding the teaching of mathematics for students with visual impairment. As a result we concluded with the wish that this research will lead to a stimulus for further research of this emphasis, with works aimed at including students with visual impairments in the teaching and learning of mathematics, and we stress that it is possible to teach mathematics to students with visual impairment through the interaction of teaching materials, aimed at motivating, ensure, encourage and ensure these students learning mathematical concepts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700044T0&tokenCaptchar=03AGdBq25swa2Dgfoz3RvDANofhzZ5Ahf6IvJLWvy0jA3pP0RR7dsuCWkbVcrUe3BCPFCK2edvK8jOLSq71sO5wXxcag7-exufRid6pG1sMsn1Bm1ZF3KLjEth6buBLinBc23jGUFlj2nU151Zf0rXwydTD42IUVOdXtXNUM6rEnRpe0IZWGSQHC6zJ7Q5XcveMRiyai51vUCNadzhalSZTlevDVyMEDWmKUMCsBX5hQZ7pnph6JB8hZuFUqIp4_vkOMTLgcyIBUyENZSXGBBh0pRGW35ZX7Xd6OBDFnxZfKQLRisiE9NxXqFardtrqRTtbbI12e2oWvhaIb9zRcWVO-B4A6P5nkjnst5_oRIbpdRARoK9JRtssDSjGK5koTvSt6PKbGA5VphQllmM-ppDTS-fII3Ykrpvbci03vdC2phdFTncq1eywdQyaaDiMj8THSnLvoSEm5qNRgs2YdSfUlvNo6vkLthMcg | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Jaqueline Maria da.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons