Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41079

Comparte esta pagina

Título : Mapeamento de trabalhos acadêmicos sobre os materiais didáticos de matemática direcionados a alunos com deficiência visual: uma análise a partir dos anais do ENEM e CIAEM dos anos de 2010 a 2015.
Autor : SILVA, Jaqueline Maria da
Palabras clave : Pessoas com deficiência visual; Material didático; Educação inclusiva; Matemática - Estudo e ensino; Geometria; Álgebra
Fecha de publicación : 25-ene-2016
Citación : SILVA, Jaqueline Maria da. Mapeamento de trabalhos acadêmicos sobre os materiais didáticos de matemática direcionados a alunos com deficiência visual: uma análise a partir dos anais do ENEM e CIAEM dos anos de 2010 a 2015. Caruaru: O Autor, 2016.
Resumen : Nessa monografia buscamos investigar as contribuições dos materiais didáticos para inclusão de alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, para isso fizemos um mapeamento de um levantamento bibliográfico das produções dos anais dos eventos do ENEM e CIAEM dos anos de 2010 a 2015. Para esse levantamento focamos nas seguintes palavras chaves: deficiente, visual, cegos, materiais didáticos e inclusão, que foram a base para o nosso objeto de estudo. Na análise dos dados coletados, fizemos o agrupamento dos trabalhos por blocos de conteúdo, para a análise qualitativa nos detemos nas contribuições trazidas pelas pesquisas nas produções dos eventos para cada bloco de conteúdo de acordo com o nível de escolarização, adentramos na relação das pesquisas por eixo de conhecimento. Fizemos o agrupamento dos trabalhos de acordo com os blocos de conteúdos proposto, adquiridos através da pesquisa e por meio desse resultado, investigamos e analisamos os dados obtidos pelo levantamento bibliográfico em relação ao ensino de Matemática para os alunos com deficiência visual. Como resultados concluímos com o desejo que esta pesquisa provoque um estímulo para novas pesquisas dessa ênfase, com trabalhos que visem a inclusão de alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, e ressaltamos que é possível ensinar Matemática para alunos com deficiência visual, por meio da interação de materiais didáticos, que visem motivar, assegurar, estimular e garantir a esses alunos a aprendizagem de conceitos matemáticos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41079
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Jaqueline Maria da.pdf1,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons