Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41084
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Renan da | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-05T23:23:17Z | - |
dc.date.available | 2021-09-05T23:23:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Renan da. Sequência didática com uso do Facebook associada a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC): explicando fatos sobre o consumo de agrotóxicos no Brasil para estudantes do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41084 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho se trata de uma pesquisa desenvolvida com o uso de uma rede social, utilizada como ambiente e ferramenta de auxílio para o ensino de Ciências, na educação básica, com estudantes da 3ª série do Ensino Médio. A rede social utilizada na pesquisa foi o Facebook, que, apesar de ser uma plataforma com mais de uma década de existência, ainda se perpetua entre os jovens e tem buscado inovar para não se tornar obsoleta, apresentando também diversas ferramentas que possibilitam o professor utilizá-las para fins pedagógicos com seus estudantes. Propondo o uso didático na plataforma, foi aplicada uma sequência didática, baseada nos estudos de Meheut e Psillos (2004), desenvolvida a partir da temática agrotóxicos. O tema escolhido foi desenvolvido durante uma semana (7 dias), a partir de estudos sobre três artigos que abordam assuntos atuais sobre o consumo de agrotóxicos no Brasil. Considerando que os artigos, apesar da linguagem adequada para o grupo que foi trabalhado, apresentam também o que Spiro e colaboradores (1991) classificam como conhecimentos complexos, o que tornou viável a utilização da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) como base para estruturação da proposta. Os artigos foram trabalhados a partir da flexibilização dos conhecimentos ou conceitos encontrados nos textos, por meio de estudos de caso, que ocorreram a partir de 3 casos (um para cada artigo), que se dividiram em 10 mini-casos (sendo 4 deles destinados ao primeiro caso, 2 para o segundo caso e novamente 4, para o terceiro e último caso), no qual cada mini-caso teve como foco um tema abordado um dos três artigos. Com isso, a sequência didática, que foi formulada para 7 dias, trouxe no primeiro dia a aplicação de um questionário para coletar dados a respeito dos conhecimentos prévios dos participantes, além dos dados obtidos durantes as discussões que foram estabelecidas dentro do Facebook. A partir dos casos e mini-casos, por meio de um segundo questionário, aplicado de forma fragmenta, entre os dias 2 e 7. Com os resultados adquiridos foi possível notar que a sequência didática, dispondo de estratégias baseadas na TFC, se mostrou eficaz no processo de ensino e na construção de conhecimentos complexos dentro da rede social Facebook. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Facebook (Rede social on line) | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Adaptabilidade (Psicologia) - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Produtos químicos agrícolas - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Química (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | Sequência didática com uso do Facebook associada a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) : explicando fatos sobre o consumo de agrotóxicos no Brasil para estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1666095200048423 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1891314413056310 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work is a research developed with the use of a social network, used as an environment and aid tool for teaching Science, in basic education, with students of the 3rd grade of High School. The social network used in the research was Facebook, which, despite being a platform with more than a decade of existence, is still perpetuated among young people and has sought to innovate in order not to become obsolete, also presenting several tools that enable the teacher to use them for educational purposes with their students. Proposing the didactic use of the platform, a didactic sequence was applied, based on the studies by Meheut and Psillos (2004), developed from the theme of pesticides. The chosen theme was developed over a week (7 days), from studies on three articles that address current issues on the consumption of pesticides in Brazil. Considering that the articles, despite bringing appropriate languages to the group that was worked on, also present what Spiro et al. (1991) classify as complex knowledge, which made it feasible to use the Theory of Cognitive Flexibility as the basis for structuring the proposal. The articles were worked from the flexibility of the knowledge or concepts found in the texts, through case studies, which occurred from 3 cases (one for each article), which were divided into 10 little-cases (4 of which were for the first case, 2 for the second case and again 4 for the third and last case), in which each little-case focused on a topic addressed in one of the three articles. With this, the didactic sequence, which was formulated for 7 days, brought on the first day the application of a questionnaire for on the first day to collect data regarding the participants' previous knowledge, in addition to the data obtained during the discussions that were established within Facebook , through the cases and little-cases, through a second questionnaire, applied in a fragmented way, between days 2 and 7. With the acquired results, it was possible to notice that the didactic sequence, having strategies based on Theory of Cognitive Flexibility, proved to be effective in the teaching process and in the construction of complex knowledge within the social network Facebook. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO José Renan da Silva.pdf | 6,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons