Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41137

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal-
dc.contributor.authorTAVARES, Thamyres Lemos-
dc.date.accessioned2021-09-10T01:53:38Z-
dc.date.available2021-09-10T01:53:38Z-
dc.date.issued2016-01-12-
dc.date.submitted2021-09-09-
dc.identifier.citationTAVARES, Thamyres Lemos. Resistência à aprendizagem da matemática: algumas reflexões. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41137-
dc.description.abstractEste trabalho se refere a um estudo sobre resistência à aprendizagem Matemática, pretendendo construir algumas reflexões que possam esclarecer melhor o porquê da objeção a esta disciplina. A pesquisa foi realizada em três turmas do 3º ano do Nível Médio de uma Instituição da Rede Pública (uma Escola de Referência), situada em um Município do Agreste Pernambucano. Para a realização da mesma, aplicamos um questionário em 73 alunos e um professor. Em relação aos alunos, buscamos conhecer a cerca das dificuldades porventura vivenciadas. As temáticas investigadas foram, basicamente, as dificuldades em lidar com a Matemática, a desmotivação, a falta de relação da disciplina com o cotidiano, a maneira como percebem como os conteúdos lhes são ensinados e possíveis experiências que tiveram. Outro aspecto analisado foi em relação ao professor desses alunos. Desejávamos saber sobre como este encarava uma possível recusa de alguns alunos à aprendizagem da Matemática. A partir dos dados coletados, percebemos que a maior parte dos alunos apontou que a possível causa que acarretaria um sentimento de resistência à aprendizagem Matemática estaria na complexidade da própria disciplina. Neste sentido, consideraram que ela exigiria deles um maior esforço para compreendê-la, afirmando que para existir uma melhor aprendizagem, se faz necessário um maior esforço, tanto de si mesmo, quanto do professor. Comprovamos também a resistência à aprendizagem Matemática quando os alunos mencionaram uma frequência maior de situações com indícios negativos relacionados à disciplina. Desta forma, percebemos que apesar de demonstrarem ter ciência da importância da disciplina, ainda há uma preocupação que, de algum modo, afeta negativamente a sua aprendizagem. Eles consideraram que, diante das dificuldades, procuram inicialmente o professor e, em segundo lugar, os seus colegas. Diante disso, é possível que não encarem o seu professor como mais um empecilho. Declararam, ainda, que os professores poderiam intervir nas dificuldades, fornecendo mais explicações e buscando modos diferentes de abordar os assuntos, utilizando, por exemplo, recursos diferentes dos tradicionais, mobilizando, assim, mais interesse por parte do alunado. Em relação ao professor, este é formado na área e atua nela há dez anos. Demonstrou ser bastante engajado em seu trabalho, fazendo uso de recursos que vão além dos meramente tradicionais, com vistas a promover o interesse do seu alunado. Ele também se mostrou disponível a reverter às dificuldades existentes em seus alunos em relação à disciplina. No questionário, destacou dois aspectos importantes que possuem forte influência na resistência à aprendizagem Matemática: a não compreensão dos alunos e a falta de motivação dos mesmos. Por fim, é possível perceber que há uma boa interação entre o professor e seus alunos. Embora tenhamos comprovado a existência da resistência à aprendizagem, ambos os lados buscam caminhos para lidar com a mesma, apesar dos empecilhos encontrados.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectResistência (Psicanálise)pt_BR
dc.subjectDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.titleResistência à aprendizagem da matemática: algumas reflexões.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366292P8&tokenCaptchar=03AGdBq25VzwF8azSnakZyOPxsbals0M8Ol5-DR5v2uJqcdqoVsKxDmnfCsHl1Xb35XLc46wErxfC5GRn4wEEyXnLM8lMmb2gH4xPza3D3hbGbBGEmMNWWLt0k9DVbwsvHp_vo2z2PWzDbg75B1HDy6kLjdfIZ6SnBOgxMjEr9996MwzTCFqvtG2eNsG85C541_WoEggJr-Wddq4HgWdQQAKXqDWkwWJpAHArVGcpq07nyUe7CsJTNMPcAy_Vb-QJanQ0xcsEhcpQfrpkasZg1d-VAPLH4cG5KxKcv9Qkqn29_4LJRXbsCKVyGV4fZoKC9g3qOb6d_yO7wSQ5JfqSaTguMkU8e4jFIcQZkEzwlY1zwqw6de00rUiXTQn2Vgii2lS0LNGUjQ77bbIykCegy4-khgD56-KDB10-0EgPCYsJ2J9CNKUgtvEPxkFB2QlUMruiQJg_d2G41oPd9pOnNOAi6Y1JVuy-Fagpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734039D6&tokenCaptchar=03AGdBq24h1mXaUHjnMIp6rcAmF6Mx2L4uNIt3pdyV_Av3hO_vyfAVRME2uke0SlVbZ3CgDDyShiQ0B0VdtprKXc6BF4wfc_E8QVTsvR5Nda-m8mfLEX9dLo-Y3lYKp2aZU-TRYeXGmnJjDqaKV0rC5ZfUSPM2RyozNVqVQsG-C9pFdrkuYXYULX-jj8IvRKoWO6HOBpXzLrOK2iKMTBAxBbpr1pN7mjBEY1_prAfxu6Jmm1hRwK0CtyUxwgXTKiFbtv7Uksjd1CszR_Y_Ug55jg7n4_2eJ3ljTvk3tFEFFwBlppKpEvyIDsM2KKoBQlEBxUs9nhl5XvmiCIpAtDHgOKVakfv-oeJ86i-Q8y1xhCLrBd3FRryF9fANA71apN5pIvyBSW8SsJ7f2mp5J5yeJk6E5tpA-2-OcFr9iwTmhjrG8NwliMqcsanfcQgMNd6yj5IlzidvcccRtim7LS9VNGtp0ILfG21T8Qpt_BR
dc.description.abstractxThis work refers to a study on resistance to mathematics learning, intending to build some thoughts that may clarify why the objection to this course. The survey was conducted in three groups of 3rd year of High Level of a Public Institution Network (a Reference School), located in a city of Agreste Pernambucano. To perform the same, we applied a questionnaire to 73 students and a teacher. With respect to students, we seek to know about the difficulties experienced perhaps. The issues investigated were basically difficulties in dealing with mathematics, discouragement, lack of respect of discipline with daily life, how they perceive as the contents are taught and possible experiences they have had. Another aspect discussed was in relation to the teacher of these students. We wanted to know about this faced a possible refusal of some students to the learning of mathematics. From the collected data, we realized that most of the students pointed out that the possible cause that would bring a sense of resistance to mathematics learning would be the complexity of the discipline itself. Therefore considered that it would require them a greater effort to understand it, claiming to be a better learning, a greater effort is needed, both for yourself, as the teacher. Also proved resistance to mathematics learning when students mentioned more frequently in situations with negative evidence related to discipline. In this way, we realize that in spite of showing to be aware of the importance of discipline, there remains a concern that somehow negatively affects their learning. They considered that, given the difficulties initially seek the teacher and, secondly, his colleagues. Therefore, it is possible that do not view your teacher as another obstacle. They declared also that teachers could intervene in difficulties by providing further explanations and seeking different ways to address the issues, using, for example, different from traditional resources, mobilizing thus more interest from the students. Regarding the teacher, this is formed in the area and acts on it for ten years. It proved to be very engaged in their work, making use of resources that go beyond the purely traditional, with a view to promoting the interests of their students. He was also available to reverse the existing difficulties in their students regarding discipline. In the questionnaire highlighted two important aspects which have a strong influence on mathematics learning resistance: a lack of understanding of students and the lack of motivation from them. Finally, it can see that there is a good interaction between the teacher and his students. Although we have demonstrated the existence of resistance to learning, both sides seek ways to deal with the same, despite the obstacles encountered.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAVARES, Thamyres Lemos.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons