Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41188
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento | - |
dc.contributor.author | SILVA, Julianne Luiza da | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-27T18:02:36Z | - |
dc.date.available | 2021-09-27T18:02:36Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-07 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Julianne Luiza da. O pensar e sua relação com a formação humana: uma análise da educação integral segundo a perspectiva de Hannah Arendt. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41188 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem o objetivo de compreender e analisar a relação entre a problemática do pensar, traçada por Hannah Arendt, e a experiência formativa que se estabelece na Escola de Referência. Seguindo o caminho da hermenêutica fenomenológica, o estudo contempla uma pesquisa bibliográfica que discute o significado do pensar em Arendt, caracterizando-o como atividade do espírito que se ocupa com a busca de sentido, a qual se relaciona à vivência ética, de um ser que vive de acordo consigo mesmo. Assumindo tal direcionamento, o estudo se ocupa com a realidade da Escola de Referência em Ensino Médio Corsina Braga, descrevendo a experiência formativa de jovens, que se revela marcada por limites expressos na tríade tempo-espaço-currículo, nos problemas relativos à ampliação da jornada escolar em espaços inadequados, com um currículo centrado na dimensão do logos. Nessa realidade, se evidencia a prática pedagógica da escola, marcada por uma ação docente pautada no diálogo, caminho possível à atividade do pensar, a qual se une a conteúdos relacionados à realidade social que exigem posturas éticas dos jovens, as quais são associadas à vida pessoal e profissional dos mesmos. Compreendemos essa realidade à luz da contribuição de Arendt, discutindo e relacionando pensar/ética com a Educação Integral. A análise revela os desafios enfrentados pela educação para a formação do pensamento, ante a problemática do conhecer, do logos, do pragmatismo e utilitarismo na educação. Ao mesmo tempo, revela iniciativas discretas de uma experiência formativa para o pensar e a ética, relacionadas à ação docente. Essas questões constituem-se em desafios à educação escolar ainda marcada pela ênfase no aspecto cognitivo, constituindo-se numa exigência refletir sobre a necessidade de uma educação integral que considere a dimensão espiritual dos sujeitos, como aquela capaz de guiar os mesmos equilibrando as várias dimensões do ser humano. | pt_BR |
dc.format.extent | 87p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pensamento | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Arendt, Hannah, 1906-1975 | pt_BR |
dc.title | O pensar e sua relação com a formação humana: uma análise da educação integral segundo a perspectiva de Hannah Arendt. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4816239U9&tokenCaptchar=03AGdBq241RB5yn2JwhG6f_FfEyr1-zzcQJxhiD8jnqC-LLuDIXQ6v1bQS6EJQtezKeXPlWUTOjn3YALuHjRZ53iqW17xSLJ0rUTKzxRNc9XNXttktZZKIpMbMliSaJi8wG2ZAZ3kUJkn9jkuzfNlZmLfQiQkBpisDyGrzH0Frb7gtPvOU1n4pYWX2q4b7KwGu2hRFimpjKgK-6200uxEl6-kExOaldLPq8sSTUgKD6l7C8wWrEXZaK7hRLOKHuJhbcksOTbn1RxjLQYJuAgeDkCL54NljM6sw4CexJsZl-I46z0JIwAYckKJsPcD2inTysEtTI1_ssTU8Y9-arrlrc7kxOF2Bl5xQgNdnTi2oq1Y3Bx26EKiskP27K9STgI-vKd51fyVUcQB5wAfMMQOgAp4-8vqAT46ZqzvjAkj5BqMCwW9LrfGjzEySZlc0hJqQHexAEA7K-qxS2KgnncIiGCyDn5oLGSub_w | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779952Z5&tokenCaptchar=03AGdBq24Ap8Z_XmcYsl4NOgrWVmi9XGV91rla2uWXzrMB7-VY7MaNwAEIvYwxJudhSpRnh1vMotH00LgRnVUJy0HeaTyvWwTzkpGuoEa1WJfJBz-4XLkDl5kTmEnZmDffPYQbsXvqoT_jQSX1YXPvHAM_jb7Bzj4BvgwWNRe9MHoU5kRbawhBTprO6rGdc1JOwM0xUQqdmXSsm9fiwKDlNWLuyEiREKNs7FNzx9WrSfpB8quiIKnbU2Ce1vKL5lSkkQIBEp0RiWGK0e1GhHQyGKRpApx1zOVXvhE1jXAaJxiDADYwJFvozLObBBlFVOkRrdC51m2hCl59W428fiyBd8xfDO2bGkDadtSZzEHPm7xdRpcKYRei53fNigaJETS5J-CSlJ5DS7VN2lVXmZugUqHJid1uHr5KTiFVv0sxLLspu5EZ_f1UH7N_MWFMXUbfwe6Ud0_x03GG_88F2PNK2HMl-wxt3lZ_ZA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to understand and analyze the relation between the problem of thinking, drawn by Hannah Arendt, and the formative experience that is established in the School of Reference. Following the path of phenomenological hermeneutics, the study contemplates a bibliographical research that discusses the meaning of Arendt's thinking, characterizing it as activity of the spirit that engages with the search for meaning, which is related to the ethical experience, being someone who lives according to himself. Assuming this direction, the study deals with the reality of the Corsina Braga High School Reference, describing the formative experience of young people, which is marked by limits expressed in the time-space-curriculum triad, in the problems related to the extension of the student journey in inadequate spaces, with a curriculum centered on the size of the logos. In this reality, it is evident the pedagogical practice of the school, marked by a teaching action based on dialogue, a possible way to the activity of thinking, which joins contents related to social reality that require ethical attitudes of young people, which are associated with personal and professional life. We understand this reality by Arendt's contribution, discussing and relating thinking / ethics to Integral Education. The analysis reveals the challenges faced by education for the formation of thought, through the problem of knowing, logos, pragmatism and utilitarianism in education. At the same time, it reveals discrete initiatives of a formative experience for the thinking and the ethics, related to the teaching action. These issues constitute challenges to school education still marked by the emphasis on the cognitive aspect, constituting a requirement to reflect on the need for an integral education that considers the spiritual dimension of the subjects, as that able to guide the same balancing the various dimensions of the human being. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Julianne Luiza da.pdf | 1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons