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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41188

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Título: O pensar e sua relação com a formação humana: uma análise da educação integral segundo a perspectiva de Hannah Arendt.
Autor(es): SILVA, Julianne Luiza da
Palavras-chave: Pensamento; Educação integral; Ética; Arendt, Hannah, 1906-1975
Data do documento: 7-Jul-2017
Citação: SILVA, Julianne Luiza da. O pensar e sua relação com a formação humana: uma análise da educação integral segundo a perspectiva de Hannah Arendt. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Esta pesquisa tem o objetivo de compreender e analisar a relação entre a problemática do pensar, traçada por Hannah Arendt, e a experiência formativa que se estabelece na Escola de Referência. Seguindo o caminho da hermenêutica fenomenológica, o estudo contempla uma pesquisa bibliográfica que discute o significado do pensar em Arendt, caracterizando-o como atividade do espírito que se ocupa com a busca de sentido, a qual se relaciona à vivência ética, de um ser que vive de acordo consigo mesmo. Assumindo tal direcionamento, o estudo se ocupa com a realidade da Escola de Referência em Ensino Médio Corsina Braga, descrevendo a experiência formativa de jovens, que se revela marcada por limites expressos na tríade tempo-espaço-currículo, nos problemas relativos à ampliação da jornada escolar em espaços inadequados, com um currículo centrado na dimensão do logos. Nessa realidade, se evidencia a prática pedagógica da escola, marcada por uma ação docente pautada no diálogo, caminho possível à atividade do pensar, a qual se une a conteúdos relacionados à realidade social que exigem posturas éticas dos jovens, as quais são associadas à vida pessoal e profissional dos mesmos. Compreendemos essa realidade à luz da contribuição de Arendt, discutindo e relacionando pensar/ética com a Educação Integral. A análise revela os desafios enfrentados pela educação para a formação do pensamento, ante a problemática do conhecer, do logos, do pragmatismo e utilitarismo na educação. Ao mesmo tempo, revela iniciativas discretas de uma experiência formativa para o pensar e a ética, relacionadas à ação docente. Essas questões constituem-se em desafios à educação escolar ainda marcada pela ênfase no aspecto cognitivo, constituindo-se numa exigência refletir sobre a necessidade de uma educação integral que considere a dimensão espiritual dos sujeitos, como aquela capaz de guiar os mesmos equilibrando as várias dimensões do ser humano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41188
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